Coletivo de empreendedoras promove workshop de pintura em Rio Branco

Jully Santiago (D) ministrou o workshop no fim de semana (Foto: Diego Gurgel/Secom)
July Santiago (D) ministrou o workshop no fim de semana (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Depois de uma ideia que surgiu a partir de um grupo no whatsapp, o Ateliê Clube das Arteiras vem provando que veio para cumprir o propósito para o qual fora criado: inovar o artesanato acreano. Foi com essa proposta que dezenas de mulheres participaram no último fim de semana do segundo workshop em pintura cowntry, em Rio Branco.

O curso teve a participação da profissional em pintura July Santiago, de São Paulo. Segundo ela, viajar o país levando técnicas diferentes que aprendeu ao longo de seus 20 anos de profissão é sempre uma oportunidade de aperfeiçoar o trabalho. “Quando recebi o convite para vir ao Acre fiquei muito feliz porque sempre tive a curiosidade de conhecer. Quanto às técnicas, eu costumo desconstruir para reconstruir, e foi ótimo ver a empolgação de todas nessa troca de experiências”, disse.

Artesãs empreendedoras tiveram apoio da SEPN e Sebrae (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Artesãs empreendedoras tiveram apoio da SEPN e do Sebrae (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), além da parceria do Sebrae, na promoção de feiras mensais de artesanato no Via Verde Shopping, o clube das arteiras – que deu origem ao ateliê – vem ampliando a confecção de peças em diversas modalidades artesanais e fechando negócios na capital.

Com mais de 40 associadas, o coletivo já existe há mais de um ano. Já o ateliê foi um sonho realizado pelas artesãs mais recentemente, envolvendo diretamente sete empreendedoras: Mari Porto, Joyce Cavalcante, Raquel Moraes, Shirley Lousada, Jeanne Meiby, Luciana Melo e Tatiana Martins.

O grupo confecciona artigos de decoração (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Grupo confecciona artigos de decoração (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Umas revezam seu tempo entre o ateliê e o serviço público, outras têm a fonte de renda exclusiva do ateliê e encomendas. Concretizar o sonho no espaço físico para nossas peças foi algo que os próprios clientes nos motivaram, e estamos muito felizes pela conquista”, declarou a empreendedora Mari Porto.

O workshop agregou artesãs de diversos segmentos. Aline Albuquerque, que trabalha com artesanato há 18 anos, frisou: “Como o Acre está bem distante dos grandes centros do país, é muito importante agarrar essas oportunidades quando o profissional vem até nós. E isso tem sido um diferencial para o artesanato acreano”.

 

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest