Coletivo Catraia divulga nome das bandas que vão se apresentar no Grito Rock Rio Branco

A sexta edição do Grito Rock em Rio Branco vai ser realizada com a integração de shows de música e a força do cineclubismo. A parceria do Catraia com a Associação Samaúma Cinema e Vídeo gerou o ‘Grito de Cinema’, sessão que marca a abertura do festival no Cine Teatro Recreio com a exibição de ‘The Wall’, a partir das 19h30, no dia 16 de fevereiro.

Filme do diretor britânico Alan Parker, lançado em 1982, inspirado na psicodelia do Pink Floyd. No dia seguinte, 17, a programação acontece no Flutuante Bar com apresentação das oito bandas selecionadas: ‘Hylidae’, ‘Farol de Brinquedo’, ‘Os Descordantes’, ‘Mogno, Zoo Humanos’, ‘K42’ (Sena Madureira), ‘Versalle’ (RO), ‘In’água’ (RO) e ‘Emilio Sagaz & Souvenir’ (MA).

 

Exibição do filme The Wall vai marcar a abertura do festival de música

Exibição do filme The Wall vai marcar a abertura do festival de música

O Grito Rock é uma alternativa ao carnaval e uma plataforma independente de circulação de artistas. Foi idealizado em 2002 pelo Espaço Cubo de Cuiabá (MT) e depois se espalhou para outros cantos do Brasil e da América Latina. Só em Rio Branco foram mais de 40 inscrições. “Muitas bandas queriam vir de qualquer maneira, mas, infelizmente, só tínhamos vagas para cinco da capital, uma do interior, duas de Rondônia e mais uma especificamente para os demais Estados”, explica Thays França, membro do Catraia.

Este ano o projeto será realizado em 200 cidades e 15 países, o que representa um aumento de 55% em relação a 2011, quando esteve em 130 cidades e 10 países participaram. A grande responsável pelo boom do festival é uma rede de trabalhos concebida anos atrás, no final de 2005, batizada de ‘Circuito Fora do Eixo’. Uma parceria de produtores culturais das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), por meio dos coletivos, que queriam estimular a circulação de músicos, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota.

O Grito Rock América Latina é uma iniciativa apresentada pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. É realizado pelo Fora do Eixo e Fora do Eixo América Latina. A produção local é do Coletivo Catraia em parceria com a Associação Samaúma Cinema e Vídeo e o Flutuante Bar. Patrocínio da Funerária São João Batista e Drix Car. Apoio do Governo do Acre, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). Mais informações no www.coletivocatraia.blogspot.com