Cirurgias de prótese de joelho são realizadas com sucesso no HC

Parceria do governo do Estado permitiu que pacientes fossem atendidos por equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

saule_casagrande2_large.jpg

O aposentado Saule Casagrande, 76, foi um dos pacientes operados pela equipe do INTO (Foto: Assessoria Sesacre)

No período de 21 a 25 deste mês, 22 pacientes que necessitavam de intervenções cirúrgicas no joelho foram atendidos no Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC) pela equipe do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).

A equipe, composta por quinze profissionais, entre enfermeiros, anestesistas e cirurgiões ortopedistas, cumpre uma agenda de três mutirões de cirurgias por ano no Acre – no primeiro semestre ocorrem as de prótese total de joelho e no segundo semestre, as de quadril. O terceiro mutirão é para os casos emergenciais, incluindo cirurgias de coluna.

Segundo a gerente do Departamento de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), Ediná Monteiro, a ação é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Into e governo do Estado.

“Essa parceria é de grande relevância para os acreanos, pois os pacientes não precisam se deslocar de seus domicílios, ficando na companhia dos familiares, o que permite uma recuperação mais eficaz, uma vez que o governo busca priorizar o bem-estar dos pacientes”, enfatiza Monteiro.

O aposentado Saule Casagrande, 76, é um dos pacientes operados e afirma estar se sentindo muito bem, sem dores e com muita disposição após a cirurgia. “No ano passado fiz uma cirurgia no joelho esquerdo. Dessa vez foi cirurgiado o outro. Estou entusiasmado com os resultados e desfruto excelente recuperação”, declarou.

Já o pedreiro Francisco Carneiro da Silva, 58, fez a intervenção pela primeira vez e diz que até agora tudo transcorreu bem. “Estou livre das dores e satisfeito pela comodidade em fazer a cirurgia aqui, onde tive a oportunidade de receber a atenção de minha família. Na próxima vinda da equipe, já está agendada a cirurgia no outro joelho.”

Esses pacientes recebem acompanhamento pós-operatório pelo especialista em cirurgia de joelhos. O ortopedista Rodrigo Minuano Santos, que integra o quadro do HC. Rodrigo diz que “os procedimentos transcorreram na mais absoluta normalidade e o pós-operatório dos pacientes é muito bom”.

O coordenador da equipe, José Luiz Ramalho, informa que esses mutirões são realizados desde junho de 2003, e até agora foram realizados 483 procedimentos, a maior parte deles abrange próteses de joelho e quadril.

A servidora pública Alda Venâncio relata que sofria há anos com dores no quadril causadas pelo desgaste dos ossos que a impossibilitava de realizar tarefas simples de sua rotina.

“Embora fosse beneficiária de plano de saúde particular, recorri ao governo do Estado para realizar a cirurgia por meio da equipe do Into, pois tinha informações da competência indiscutível de seus profissionais, fato comprovado pelo excelente resultado da cirurgia que acabou completamente com as dores que eu sentia”. Alda parabeniza a iniciativa das instituições envolvidas na parceria. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter