Semáforos com botoeira são instalados na capital

Dispositivo facilita travessia de pedestres nas vias públicas

botoeira_large.jpg

Em Rio Branco, 94 cruzamentos de ruas contam semáforos. Desse total, 48 possuem o dispositivo que facilita a travessia dos pedestres (Foto: Assessoria Detran)

Os semáforos fazem parte da sinalização vertical e são elementos que contribuem para organizar o trânsito. Alguns deles contam com um dispositivo chamado botoeira, espécie de interruptor por meio do qual os pedestres acionam, em segundos, a luz vermelha do sinal para poder atravessar a rua de forma mais segura.

O governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tem implantado semáforos com botoeiras em alguns pontos da capital. Junto com a implantação e reavivamento de faixas de segurança, a ação faz parte da política de respeito ao pedestre no trânsito. A Rua Leblon e a Avenida Antônio da Rocha Viana foram os locais recentemente contemplados com esse tipo de equipamento.

De acordo com o engenheiro de trânsito do Detran Arthur Viana, os semáforos com botoeiras estão geralmente localizados em vias de trechos retos, onde há grande número de pedestres transitando e dificuldade na travessia em decorrência do alto fluxo de veículos. “Estão situados principalmente em regiões próximas a igrejas ou escolas que costumam, em determinados horários do dia, concentrar um número elevado de pessoas para atravessar a pista no mesmo instante. Enquanto ninguém mais aciona o dispositivo, o sinal permanece verde para a passagem dos veículos”, complementa.

Em Rio Branco, 94 cruzamentos de ruas contam com semáforos. Desse total, 48 possuem o dispositivo que facilita a travessia dos pedestres. Os locais de implantação seguem estudo técnico feito pela engenharia de trânsito do Detran, que verifica a necessidade da presença desses instrumentos de controle de tráfego.