Cirurgia inédita no Juruá devolve movimentos a agricultor

Vértebra dilacerada foi substituída por cilindro de titânio e paciente começa a recuperar movimentos

O agricultor Antônio Pedro Saturnino, de 33 anos deu entrada no Hospital Regional do Juruá com um traumatismo na medula óssea da coluna vertebral.

Antônio acidentou-se quando colhia cachos de Buriti da qual é feito o tradicional vinho. Muito apreciado na região, o Buriti representa uma fonte de alimento e renda alternativa para milhares de famílias da região.

O diagnóstico era dos piores possíveis: a ausência de movimentos na perna esquerda e insensibilidade na perna direita apontava para uma possível perda na capacidade de andar.

No entanto, uma cirurgia inédita no Vale do Juruá devolveu ao Sr. Antônio a capacidade de andar. No dia 18 de julho, o cirurgião ortopedista Dr. Omar Antonio dos Santos realizou uma cirurgia de corpectomia, na qual a vértebra dilacerada pelo impacto da queda foi substituída por cilindro de titânio.

Segundo o Diretor Técnico do Hospital, Dr. Marcos Lima, o quadro do paciente evoluiu bastante, e hoje já apresenta movimentos nas duas pernas. Antônio deverá ser submetido a nova cirurgia em cerca de 15 dias, mas segundo a equipe médica que acompanha o caso, não há mais risco de paraplegia.