Ciopaer realiza entrega de insumos em comunidade do Jordão

Em apoio à Prefeitura de Jordão, o governo do Acre, por meio  do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), realizou nesta quinta-feira, 24, o envio de insumos à comunidade de Novo Porto.

Em meio ao momento crítico das cheias, o apoio logístico do Estado dá maior celeridade na assistência aos moradores das comunidades isoladas. O único acesso a Novo Porto se dá por via fluvial, para o município Tarauacá. A comunidade fica localizada no Rio Muru, distante 50 km em linha reta do município do Jordão. A viagem de helicóptero é realizada em aproximadamente dez minutos de voo, partindo de Jordão.

Equipe do Ciopaer leva insumos e medicamentos a comunidade isolada do Jordão. Foto: Cedida

Além do hipoclorito de sódio enviado pela Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre), também foram transportados medicamentos remetidos pela prefeitura para a unidade de saúde daquela localidade.

O coordenador do Centro, major Samir Freitas, entende que esse tipo de ação é fundamental para levar auxílio às comunidades, perceber a dimensão do impacto da enchente na vida das pessoas e compreender as necessidades decorrentes da cheia repentina dos rios. Então pode-se realizar um levantamento realista e auxiliar no que for necessário.

“Nós nos sentimos com a sensação de dever cumprido, ao vir aqui e poder ajudar da forma que for preciso para minimizar os estragos que essas famílias sofreram”, afirma.

Sem acesso para o Jordão, único caminho para a comunidade ocorre por via fluvial, para Tarauacá. Foto: cedida

O major destaca que, em virtude de não existir disponibilidade de combustível aeronáutico em alguns pontos, o Ciopaer monta uma logística própria para realizar as operações nas comunidades. “É uma tarefa difícil, mas nos fazemos presentes aqui, neste momento, para auxiliar essas comunidades”, relata.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest