Parceria entre Cine Mais Cultura e Festival Cine Cultura Viva leva produção recente de curtas a todo o país
Ao longo dos dias 18, 19 e 20 de dezembro, espaços de exibição do Brasil inteiro estarão sintonizados na produção nacional recente de curta e curtíssima metragem. Um conjunto de 27 Cines da ação Cine Mais Cultura em todo o país, sendo um por estado, exibirão conteúdo do I Festival Cine Cultura Viva, que acontece em Brasília entre os dias 16 e 20 deste mês. Em Rio Branco a exibição acontece no Cine+Cultura Hélio Melo, no dia 20, domingo, às 19 horas.
O material a ser exibido no Circuito Cine Mais Cultura é composto pelos 20 curtas selecionados para a Mostra Competitiva do Festival, obras com duração de 5 a 26 minutos finalizadas a partir de 2007, que representam Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal. A curadoria responsável pela seleção dos filmes ficou a cargo de Adriana de Andrade, Eládio Garcia e João Vargas Penna. O time de jurados será composto por José Eduardo Belmonte, William Alves e Adirley Queirós, figuras históricas e do cinema no DF.
Nas mesas de debate estarão presentes Adilson Ruiz, diretor de Programas e Projetos de Audiovisual da SAV; TT Catalão, diretor da Secretaria de Cidadania Cultural – Programa Cultura Viva; Orlando Senna, Presidente da Televisão América Latina – TAL; Ivana Bentes, diretora da Escola de Comunicação Social da UFRJ; Janaina Rocha, coordenadora do programa Ponto Brasil; além de Rodrigo Bouillet, coordenador de rede do Cine Mais Cultura, e Antônio Claudino de Jesus, presidente do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que participarão de um debate sobre o cineclubismo como estratégia de circulação de curtas.
"A parceria entre o Festival e os Cines é mais uma forma de favorecer o encontro e a integração do público brasileiro com a produção audiovisual do país, um objetivo comum da ação Cine Mais Cultura e da rede Cultura Viva, que atua no âmbito da valorização e fortalecimento da diversidade cultural brasileira", diz Bouillet.
A ação Cine Mais Cultura disponibiliza, por meio de editais e parcerias diretas, equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficinas de capacitação cineclubista, e atende prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios.
O Festival Cine Cultura Viva é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Audiovisual dos Pontos de Cultura e da Casa Verde / Cultura e Meio Ambiente, com apoio da Secretaria do Audiovisual e da Secretaria da Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (MinC), que pretende, ao incentivar a produção de ficção de curta metragem em formato digital, gerar maior visibilidade às realizações dos Pontos de Cultura e integrar produtores independentes.
O Cine Cultura Viva não é um Festival de vídeos dos Pontos de Cultura, ele é um espaço que pretende reunir Pontos de Cultura e os melhores produtores audiovisuais do Brasil. Deste encontro surgirão infinitas possibilidades. Os Pontos, espalhados pelo Brasil, podem oferecer locações, assistentes, técnicos, atores, trilhas, artistas de todo tipo e, em contrapartida, num processo de constante troca de saberes, aprender com profissionais experientes e melhorar, cada vez mais, a qualidade de suas produções.
Informações sobre as exibições do Circuito Cine Mais Cultura do Festival estão disponíveis em http://www.
SERVIÇO
Circuito Cine Mais Cultura
Cine + Cultura Hélio Melo – Governo do Acre / Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansur (FEM)
Dia: 20 de dezembro
Horário: 19 horas
Local: Theatro Hélio Melo (Avenida Getúlio Vargas, s/n, Rio Branco)
Informações: O Cine+Cultura Hélio Melo está localizado no Theatro Hélio Melo, espaço cultural da FEM que possui 150 lugares. O Cine+Cultura funciona com três projetos semanais: Circuito Documentário (qua, 19h), Cinema do Mundo (qui, 19h) e Curumins de Cinema (dom, 18h30). Conta com o apoio da ABDeC/Acre.