As políticas públicas que evidenciem desenvolvimento tecnológico para o Estado foram destaque no programa “Fala, Secretário” desta semana. O gestor da Secretaria de Ciência e Tecnologia Marcelo Minghelli falou sobre os projetos e programas desenvolvidos pelo governo.
“O governo trabalha a política estadual de ciência e tecnologia com foco principal na formação de pessoal, infraestrutura laboratorial e fomento à pesquisa”, destacou Marcelo Minghelli, ao explicar os segmentos de trabalho prioritários nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, para que rendam frutos concretos à comunidade, como por exemplo, geração de emprego e renda.
Durante a entrevista Minghelli enfatizou que uma das metas do governo é proporcionar infraestrutura laboratorial para pesquisa e nesse âmbito o principal projeto é o do Parque Tecnológico do Acre, que deve aproximar o setor produtivo e empresarial da produção de conhecimento das academias. “O governo do Estado já deu os primeiros passos no sentido de viabilizar a implantação do parque, que será um reduto de estudos e pesquisas, agora estamos trabalhando em comissão técnica, integrada por várias instituições interessadas e estudando as necessidades e prioridades pra a criação do empreendimento.”
O fomento à pesquisa também foi abordado na entrevista, e de acordo com Minghelli nessa área já vem sendo realizado o programa de incentivo a núcleos de pesquisas, com a intenção de que estudos possam gerar produtos inovadores, resultando em melhora da produção acreana. Por fim, Marcelo Minghelli falou da preparação para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que será realizada entre os dias 21 e 27 de outubro, em todo o país e sobre a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que em 2014 será realizada no Acre.
“As duas agendas fazem parte da política de popularização da ciência, queremos aproximar a comunidade e principalmente os jovens, envolvê-los com o setor e apresentar as opções de carreira e de vida que estão ligadas à área da ciência tecnologia e inovação”.