Aprender brincando

Ciência Divertida ensina conceitos da física por meio de jogos

Aprender fórmulas e conceitos básicos da física pode parecer chato e cansativo. Isso num primeiro momento, porque para os alunos da escola João Calvino, decifrar o conteúdo da matéria se tornou hora de lazer e interação com a turma.

Para provar que estudar não precisa, necessariamente, ser uma tarefa difícil, os estudantes apresentaram na manhã dessa quarta-feira, na 3ª Mostra Viver Ciência, junto aos professores, jogos interativos e desafiadores que envolvem conceitos científicos com a oficina Ciência Divertida.

O público visitante pode observar como o conhecimento dessa área está diretamente ligado às simples ações do cotidiano, igual a um simples empilhar de lápis sobre uma mesa, como mostrou o aluno Victor Hellano, de 14 anos, do 8º ano da escola João Calvino.

O conhecimento sobre física está diretamente ligado às simples ações do cotidiano (Foto: Assessoria/SEE)

“Dessa forma aprendemos facilmente sobre a gravidade, sobre equilíbrio e física no geral. Há diversos jogos e brincadeiras que, na prática, ensinam as teorias da física”, esclarece.

Para o coordenador da turma, professor Hélio Silva, a oficina é a junção do conhecimento com o lúdico. “Mostramos como é possível aprender a ciência através de coisas simples do dia a dia, como o conceito da inércia, por exemplo”.

Além da física, os jogos apresentam princípios e conceitos de matemática também.  São mais de 30 oficinas abertas ao público na Viver Ciência deste ano, nos períodos da manhã, tarde e noite.