Cidade do Povo inova com uso de painéis cerâmicos pré-fabricados na construção das casas

Painéis cerâmicos são produzidos no próprio canteiro. Sistema é composto por blocos cerâmicos e nervuras de concreto armado  (Foto: Assessoria Seop)
Painéis cerâmicos são produzidos no próprio canteiro. Sistema é composto por blocos cerâmicos e nervuras de concreto armado (Foto: Assessoria Seop)

A Cidade do Povo – projeto do governo do Estado que trabalha na construção de mais de 10 mil unidades habitacionais, incluindo toda a infraestrutura e equipamentos públicos para atender milhares de famílias em Rio Branco – inova mais uma vez no processo de construção das casas.

Trata-se do sistema construtivo com painéis cerâmicos pré-fabricados e autoportantes, nova forma de construir que garante qualidade, celeridade e economia na realização das obras.

“Nesse sistema, os painéis são confeccionados no canteiro e transportados até as fundações das casas, onde são utilizados como paredes externas e internas. Os blocos cerâmicos são estruturados com nervuras de concreto armado e revestidos com argamassa”, explicou o coordenador das obras, Marco Otsubo.

Painéis são transportados até as fundações das casas, onde são utilizados como paredes externas e internas (Foto: Assessoria Seop)
Painéis são transportados até as fundações das casas, onde são utilizados como paredes externas e internas (Foto: Assessoria Seop)

Otsubo conta ainda que as instalações elétricas e hidráulicas são feitas de forma embutida, e o processo de ligação mecânica entre os painéis é feito por meio de soldas de barras e chapas de aço especiais. “Uma forma de proteger da infiltração proveniente das águas das chuvas ou de áreas molháveis com selantes flexíveis”, disse.

Em média, a produtividade de casas a partir da utilização desse sistema é de quatro unidades por dia, com tempo de 24 horas para fixação e concretização. “Ao todo, a empresa produz diariamente 56 estruturas, que permitem a montagem exata desse número de moradias, incluindo todos os serviços de reboco e instalações gerais, como as lajes e oitões, restando apenas a realização dos serviços de acabamento e cobertura”, comentou Paulo Parrilha, engenheiro civil da empresa Etenge Engenharia, responsável pela execução dos serviços no local.

Desde que foi assinada a Ordem de Serviço da Cidade do Povo, em junho de 2012, o governo do Estado garante investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão para a realização do projeto. A previsão é atender famílias com renda de zero a R$ 5 mil.

Nessa primeira etapa, mais de três mil casas do programa serão destinadas às famílias que vivem em áreas de risco. O projeto inclui infraestrutura de áreas públicas com comércio, escola, postos de saúde e segurança, praças e creches. A estimativa é de que as obras gerem mais de sete mil empregos diretos e indiretos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter