Cidade do Povo é tema em Seminário de Engenharia Civil

Seminário de engenharia civil trata sobre Metodologia construtiva das habitações da Cidade do Povo (Foto: Ana Paula Pojo/Seop)
Seminário de engenharia civil trata sobre Metodologia construtiva das habitações da Cidade do Povo (Foto: Ana Paula Pojo/Seop)

Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta terça-feira, 6, o primeiro Seminário de Engenharia Civil de 2014, no antigo anfiteatro Garibaldi Brasil. A abertura do evento trouxe a palestra “Metodologia construtiva das habitações da Cidade do Povo”, ministrada pelo professor convidado Vinícius Otsubo Sanchez, que explicou aos participantes todas as vantagens e benefícios das tipologias adotadas nas construções das casas do empreendimento.

Além de comentar sobre esses tipos, o professor levantou também, questões referentes à redução do déficit habitacional no Acre e a construção planejada de casas e equipamentos públicos prioritários, que atenderão as famílias previstas para viver no local.

“Em sua metodologia de construção, a Cidade do Povo trabalha com várias tipologias de casas, modelos construtivos que vão do método convencional aos mais modernos. São eles: alvenaria estrutural, blocos cerâmicos, fôrmas plásticas e painéis cerâmicos estruturados e autoportantes”, explicou Otsubo.

O professor lembrou ainda que, por trás destas grandes e inovadoras obras, existe um propósito social que irá mudar o cenário da moradia para muitas famílias em Rio Branco: “A Cidade do Povo foi projetada objetivando retirar centenas de famílias que moram nas áreas de riscos geológicos, com essa medida será possível reduzir, consideravelmente, o déficit habitacional no Estado”.

Para o coordenador do curso de engenharia civil e mentor do seminário, professor Marconi Gomes, o projeto foi idealizado dentro dos melhores conceitos possíveis, já que, além de desenvolver o Estado do ponto de vista urbanístico, também tem um papel social muito importante.

“Nós observamos o envolvimento de várias questões neste projeto, tanto técnica de engenharia, quanto social, e é muito importante mostrar a esses alunos os aspectos construtivos da Cidade do Povo. Hoje eles conheceram técnicas de construção nunca antes utilizadas no nosso Estado, vistas agora nesse projeto tão inovador. O governo do Estado está de parabéns”, enfatizou Marconi.

Rebeca Martins, aluna do quarto período, comentou sobre seu entusiasmo em relação às obras. “É um projeto que, além de integrar diversas rendas, abraça as questões voltadas para a sustentabilidade. E isso traduz um bem-estar social muito grande, pois garante moradia digna para as pessoas e oportuniza escolas, creches, hospitais e outras necessidades para àqueles que irão viver na Cidade do Povo”, defendeu a estudante.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter