Cidadania na TV

TV Aldeia estréia nova programação voltada para a valorização da cultura acreana e prestação de serviços ao cidadão

tv_aldeia_900.jpg Uma televisão mais próxima do cidadão. Este é o perfil da nova programação da TV Aldeia, que estreou na última semana com a veiculação de mais dois telejornais: o Jornal da Manhã e o Jornal do Meio Dia. Os produtos fazem parte de uma série de programas previstos para ir ao ar até o mês de abril. Outros devem ser inseridos na grade até o fim do ano. A novidade está também na incorporação da programação da TV Brasil à da TV Cultura, emissora que atualmente abriga o suporte do Sistema Público de Comunicação com a TV Aldeia.

O Jornal da Manhã, apresentado pela repórter Mariana Dantas, traz um resumo da edição do jornal Notícias da Aldeia, exibido na noite anterior, além de oferecer à população informações de utilidade pública como vagas para postos de trabalho, cursos e anúncio de editais para concursos públicos. Já o Jornal do Meio Dia tem a intenção de preencher uma lacuna do horário na televisão acreana. A prestação de serviço é o forte do telejornal que aborda assuntos relevantes como saúde pública, educação, transporte. Um convidado responde a perguntas de telespectadores sobre um tema de interesse da população. "Este jornal tem o objetivo de ser mais próximo da população, mais ágil, sempre com foco na prestação de serviço", ressalta Tainá Pires, diretora-geral da TV Aldeia, para quem as novas demandas transformaram toda a dinâmica de trabalho da equipe, que, estimulada, aceitou o desafio.

A rotina de trabalho começa às 5h30. Nove repórteres se revezam na execução das pautas discutidas em reuniões diárias para dar agilidade às três edições, que, apesar de contornos diferentes, têm o mesmo objetivo – o de oferecer mais prestação de serviço à população com informações sobre saúde, cultura, esporte, lazer, trabalho, educação. O interior do Estado ganha destaque dentro da programação com reportagens especiais ou em entradas durante os telejornais, com áudio-tapes. "O sentido de tudo isso é a aposta num contato maior da comunidade. Que ela possa se apropriar de uma idéia de tevê pública, que possa ver seu bairro, sua cidade, de uma forma coerente, honesta", explica o secretário de comunicação do Estado, Jorge Henrique de Queiroz.

O que vem por aí – Novos programas devem entrar na grade a partir de abril. Para o dia 1º está prevista a estréia do programa semanal Idéias da Aldeia, durante o qual a vida de um entrevistado – um personagem da cidade – é apresentada ao público. Também em abril, mas ainda sem data definida para entrar no ar, está o programa Almanaque Aquiry, revista eletrônica semanal cujo foco é a cultura do Acre.

Uma outra novidade que o público confere em breve são os interprogramas, pequenas histórias intercaladas ao longo da programação com depoimentos de pessoas envolvidas em diversas áreas de atuação com o eixo de retratar a identidade do povo acreano. Ao longo de 2008, o público poderá conferir também os programas Aldeia Sonora (criado para divulgar a música local), Contos e Causos Amazônicos (programas curtos sobre histórias e lendas amazônicas) e DOC Aldeia (espaço para veiculação de programas independentes).

A inovação dentro da programação da Aldeia vem do próprio Jornal do Meio Dia, que se prepara para colocar nas mãos da população mais um instrumento que auxilie na resolução de problemas das comunidades. "A nossa intenção é de que o bairro fale e que ele tenha a confiabilidade de um canal de voz e vídeo que dê retorno aos problemas apresentados. Queremos a população protagonizando os telejornais, mostrando as suas coisas, o que está fazendo, o que está produzindo", disse Jorge Henrique de Queiroz. A TV Aldeia pode ser assistida em Rio Branco pelo canal 2 VHF.

Golby Pullig
Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter