Cheia do Rio Acre: Tião Viana, prefeito e bancada solicitam ajuda ao ministro da Integração

Governador, prefeito, senador Jorge Viana e deputados Taumaturgo e Perpétua Almeida mostram situação das cheia do rio Acre (Foto: Romerito Aquino)
Governador, prefeito, senador Jorge Viana e deputados Taumaturgo e Perpétua Almeida mostram situação das cheia do Rio Acre (Foto: Romerito Aquino)

O governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, fizeram na última segunda-feira, 3, uma ampla exposição ao ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e ao chefe da Defesa Civil Nacional, Adriano Pereira, sobre a situação da população da capital que está sendo atingida por mais uma enchente do Rio Acre.

Acompanhados do senador Jorge Viana (PT-AC), dos deputados federais Taumaturgo Lima (PT-AC) e Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e do secretário de Planejamento Márcio Veríssimo, o governador e o prefeito solicitaram recursos da ordem de R$ 9,4 milhões para fazerem frente aos prejuízos causados pela enchente.

Os recursos pedidos se destinam ao custeio de ações de socorro e assistência às vítimas das inundações e dos deslizamentos de terra; ao pagamento do aluguel social – custeado pela prefeitura e pelo governo do Estado para os ex-ribeirinhos –; e ao serviço de demolição das casas atingidas pelas enchentes, com o intuito de evitar o regresso das famílias para suas antigas casas e que sejam vitimadas, novamente, por futuras alagações.

Marcos Alexandre faz apresentação da situação de risco em que se encontra a capital do estado (Foto: Romerito Aquino)
Governador Tião Viana e secretário Márcio Veríssimo reunidos com o secretário-executivo do PAC, Maurício Muniz (Foto: Romerito Aquino)

Sensibilizado com a situação dos desabrigados da capital, que se encontra deste ontem em situação de emergência, decretada pelo prefeito Marcus Alexandre, o ministro da Integração fez várias indagações sobre a situação dos desabrigados e da cheia e se comprometeu em estudar o pedido do governo e da prefeitura para dar uma resposta o mais rápido possível.

Na exposição ao ministro da Integração e ao chefe da Defesa Civil Nacional, o governador e o prefeito mostraram um vídeo das casas que estão sendo erguidas na Cidade do Povo e que servirão de moradias para todas as pessoas que se encontravam ou se encontram em situação de risco por causa de cheias do Rio Acre.

Segundo o governador, até o final deste mês, serão entregues as primeiras 450 das 10,5 mil casas que serão construídas, até o final do ano, na Cidade do Povo – onde habitarão cerca de 50 mil pessoas, formando a terceira maior cidade do estado. Até maio, a previsão é entregar mais de 3,5 mil casas para todos os moradores das áreas de risco de inundações da capital. As casas nas regiões ribeirinhas serão todas destruídas e as áreas que elas ocupam atualmente transformadas em parques.

“O ministro ficou sensibilizado com o apoio que precisamos para ajudar as pessoas das áreas de alagação e que ocuparão parte das belas casas da nossa Cidade do Povo”, disse Tião Viana. O senador Jorge Viana destacou a importância da ajuda ministerial para socorrer os moradores ribeirinhos. Já deputada federal Perpétua Almeida enalteceu a sensibilidade do ministro da Integração para ajudar os desabrigados e o deputado Taumaturgo Lima pediu celeridade ao ministro para a liberação dos recursos solicitados.

Solução para a situação dos haitianos

Acompanhado do senador Jorge Viana, o governador Tião Viana participou de uma grande reunião, realizada no meio da tarde no Ministério da Justiça. O ministro José Eduardo Cardozo, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo e representantes de seis outros ministérios, além da Casa Civil da Presidência da República, discutiram com o governo estadual soluções definitivas para a situação dos imigrantes haitianos que não param de chegar a Brasileia.

 Governador Tião Viana e secretário Márcio Veríssimo reunidos com secretário-executivo do PAC, Maurício Muniz (Foto: Romerito Aquino)

Marcus Alexandre apresenta situação de risco em que se encontra a capital do estado (Foto: Romerito Aquino)

Não reunião, ficou acertado que o governo federal irá repassar recursos para o governo estadual construir dois abrigos, com melhores instalações, para receber os imigrantes. Além disso, será reduzido para cinco dias, no máximo, a expedição de documentos para os haitianos junto à Polícia Federal, à Receita Federal e ao Ministério do Trabalho.

Os dois governos irão estudar a forma que será utilizada para ajudar no transporte dos haitianos para as cidades brasileiras onde lhes sejam oferecidos empregos, evitando que eles fiquem represados e parados em Brasileia, aumentando a demanda por serviços do governo estadual. Essa decisão deve sair em 15 dias.

Na reunião, o governo federal também se comprometeu em construir abrigos nas grandes cidades do Centro-Sul do país, onde os haitianos ficarão esperando o oferecimento de empregos. A ideia é construir abrigos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Paralelo a essas medidas, o governo brasileiro irá agilizar o processo de emissão de documentos para os haitianos ainda em Porto Príncipe, para que eles saiam da capital haitiana direto para as grandes cidades brasileiras, evitando, assim, que a exploração e extorsão pelas quadrilhas de coiotes, que atuam na rota em que eles entram no Acre – passando pelo Equador, Peru e Bolívia –, continuem.

Pela manhã, o governador Tião Viana e o secretário de Planejamento, Márcio Veríssimo, além do representante do governo do Acre em Brasília, Carlos Rebello, estiveram reunidos com o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz, tratando de detalhes das ações de finalização da pavimentação da rodovia BR-364, de Rio Branco a Cruzeiro do Sul, ainda este ano.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter