Ação unificada de combate à dengue garantiu aquisição das tampas para reservatórios de água que serão distribuídas na capital
A Força Aérea Nacional entregou hoje no Acre o carregamento com dez mil tampas para caixa dágua, que devem ajudar a reduzir o número de depósitos de larvas e os casos da doença. O material foi comprado através de recursos do Ministério da Saúde, articulados pelo senador Tião Viana. A distribuição começa nesta sexta-feira e serão priorizados os bairros com maiores índices de foco da dengue.
Até dezembro devem ser distribuídas 36 mil tampas para caixa dágua em Rio Branco, município que detém 84% dos casos de dengue. As residências que receberam as tampas serão fiscalizadas pelos agentes de endemias. Segundo o secretário municipal de Saúde, Pascal Khalil, as tampas são importantes para acabar com os depósitos de larvas. Uma pesquisa realizada pelos agentes de endemias apontou que 87% destes depósitos são reservatórios de água destampados. Ele acredita na redução dos índices da doença.
Um acordo entre prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado e equipe de transição garantiu a instalação de um comando único da dengue, coordenado por Suely Melo.
"O senador Tião Viana está muito preocupado com esta situação de epidemia que Rio Branco vive e estamos acompanhando isso com muita cautela. Temos 108 agentes de endemias nas ruas e na segunda quinzena de dezembro serão 300, para intensificar o trabalho. O apoio da Força Aérea Nacional foi fundamental para que pudéssemos trazer as tampas para o Acre e acreditamos que elas atenderão a demanda da capital. Nosso foco principal é Rio Branco porque aqui estão 84% dos casos de dengue", disse.