Acre participa do XIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana

Evento realizado na cidade de Bento Gonçalves estimula o interesse pela arboricultura urbana brasileira

Os ambientes naturais, extremamente modificados, deram lugar às cidades. Então como deixar as cidades mais próximas da beleza da natureza passando por cima de todos os problemas urbanos? É isso que discute o XIV Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, que acontece de 28 de novembro a 3 deste mês, na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, e conta com a participação do Acre.

O congresso tem como objetivo estimular o interesse pela arboricultura urbana no Brasil e o paisagismo das cidades, e possibilitar o alcance de planejamento, implantação e manutenção adequadas à arborização no meio urbano e à valorização das áreas verdes, contribuindo sobremaneira para a qualidade ambiental e de vida dos moradores dos centros urbanos.

Rio Branco havia sediado o congresso anterior em 2009. Agora, o secretário de Estado de Obras Públicas, Eduardo Vieira, aceitou o convite para participar dessa nova edição, mostrando o que é feito no Estado em relação à arborização. “Dividimos uma mesa também com Buenos Aires [Argentina] e Montevidéu [Uruguai], onde apresentamos nossa experiência em implantação e administração de parques urbanos”, conta Eduardo Vieira.

O secretário também faz um balanço dos avanços na arboricultura urbana. Para ele, o caminho trilhado até aqui apresenta ótimos resultados, mesmo tendo um caminho ainda a percorrer na arborização de nossas cidades. “Nosso trabalho foi reconhecido quando fomos sede do congresso no ano passado e agora como convidados para esse, onde partilhamos nossas experiências e conhecemos outras”, informa Eduardo Vieira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter