Centros de Educação Permanente recebem novos computadores

 

Brasileia e Rio Branco receberam mais de 50 novos computadores (Foto: Mardilson Gomes)
Brasileia e Rio Branco receberam mais de 50 novos computadores (Foto: Mardilson Gomes)

Garantindo o apoio aos cursos ofertados em parceria com várias universidades brasileiras, os Centros de Educação Permanente (Cedups) de Brasileia e Rio Branco foram contemplados com mais de 50 computadores do Sistema Positivo, destinados ao Acre pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Capes é parte do Ministério da Educação (MEC), sendo fundamental para expandir e consolidar a oferta de graduações, pós-graduações e especializações.

Os cursos são complementados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), integrado por cursos de nível superior por meio da educação à distância, que desde 2007 atua no Acre.

Os novos equipamentos foram destinados pela Capes (Foto: Mardilson Gomes)
Os novos equipamentos foram destinados pela Capes (Foto: Mardilson Gomes)

Maria Cecília Carvalho, coordenadora do Cedup de Brasileia, afirma que a parceria com instituições como a Universidade Federal do Acre (Ufac), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) é fortalecida pelos novos equipamentos.

“Nossos alunos são beneficiados pela facilidade de acesso à informação. Com as ferramentas adequadas, a busca pelo conhecimento e a vontade de aplicar novas metodologias só aumenta”, relatou.

cedupcomp6
Marcos Antônio de Santos, aluno do curso de Artes Visuais ( Foto: Mardilson Gomes)

Nilzete Melo, coordenadora do Cedup de Rio Branco, também explica que a oferta na capital, com parcerias da UnB, Ufop, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal Fluminense (UFF), diminui as barreiras entre a tecnologia e a sala de aula.

“Ao ter contato com os benefícios que as ferramentas digitais podem trazer ao ensino, os educadores sentem-se mais preparados para aplicar as tecnologias em sala de aula”, enfatizou.

E essa aplicação tecnológica também beneficia os estudantes dos centros. Para Marcos Antônio de Santos, aluno do curso de Artes Visuais ofertado pela UnB, trata-se de uma experiência positiva. “É a oportunidade para termos contato com diversos educadores e metodologias que enriquecem a experiência da educação no Cedup”, disse.