Nos ares acreanos

Centro de Operações Aéreas completa oito anos de criação

Salvar e proteger vidas é a maior atribuição do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Segurança Pública, que neste dia 11 de setembro, completa oito anos de atividades no Acre.

Visando a modernização das atividades operacionais da Segurança Pública, o Ciopaer foi instituído por meio do decreto estadual nº 4.564 para maximizar a otimização das ações aéreas do Acre, seja no patrulhamento policial ou na prestação de socorro e resgate aéreo.

Aeronave foi fundamental durante as enchentes de 2014 e 2015 (Foto: Ciopaer)

Com uma tripulação bem preparada, física e psicologicamente e sempre disposta a atuar em defesa da sociedade acreana, o helicóptero Hárpia 01 do Ciopaer já realizou inúmeras missões de patrulhamento aéreo, resgate e salvamento ao longo de quase uma década.

A aeronave foi fundamental em momentos críticos para o estado, à exemplo da enchente do Madeira em 2014, que isolou o Acre, e também da maior enchente da história recente do Rio Acre, em 2015.

Solange Firmino Marinheiro de Araújo foi a primeira coordenadora do Ciopaer. Ela conta que ter feito parte dessa equipe foi uma experiência fantástica.

“Conseguimos construir e mobiliar o hangar do Centro, formar o primeiro comandante de helicóptero do Estado, tudo me alegrou muito. Porém, o que mais me emociona ainda são as lembranças do resgate de uma servidora do Depasa, vítima de acidente automobilístico na BR-317, e saber que, se não fosse a intervenção do Ciopaer, teríamos perdido essa pessoa. Ajudar salvar uma vida não tem preço”, destacou Solange.

Paciente sendo retirado da aeronave Foto: Assessoria Sesp)

Agora na reserva remunerada [aposentadoria militar], o piloto e instrutor de voo, Carlos Augusto Negreiros foi o primeiro comandante do centro e disse se emocionar com a história do Ciopaer Acre. “Tive a oportunidade de trabalhar com pessoas de elevando padrão profissional, algo que foi como um prêmio para mim”, ressaltou.

Uma atividade para celebrar os oito anos do Ciopaer será realizada no próximo sábado, 16, como forma de agradecimento ao governo pela criação, manutenção e desenvolvimento das operações aéreas.

“Mais do que integração, isso é uma demonstração de cooperação mutua. Acredito que, com a maturidade e a expertise de cada um, teremos uma continuidade nos serviços, sempre buscando o melhor para a sociedade”, destacou o secretário Emylson Farias.