referência

Centro de Apoio ao Surdo completa 17 anos de fundação

O Centro de Apoio ao Surdo (CAS), órgão ligado à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), comemorou, na semana passada, 17 anos de fundação. Foi constituído em 2005, com a finalidade de atender a comunidade surda do Acre para que possa exercer seus direitos na sociedade.

De acordo com Joana D´Arc Silva do Nascimento, chefe do CAS, a política educacional do Centro estimula a inclusão e a socialização da sua clientela por meio de atividades que beneficiam 110 alunos incluídos na rede estadual de ensino em mais de 60 escolas, além da própria comunidade, que necessita do apoio institucional.

CAS trabalha com a ressocialização do surdo por meio da linguagem de sinais. Foto: Mardilson Gomes/Arquivo SEE

Em todo o estado, mais de 90 intérpretes exercem a função de comunicar ouvintes e surdos por meio da Língua Brasileira de Sinal (Libras), contando com o apoio das Salas de Recursos Multifuncionais (SEM).

“O Centro é referência e inovação no estado no que diz respeito à formação inicial e continuada dos profissionais que atuam com os alunos surdos nas escolas inclusivas e no desenvolvimento de estratégias para o ensino de surdos e ouvintes, familiares e comunidade em geral”, afirma a professora Joana D’Arc.

O CAS oferece formação em curso de Libras, além de formação continuada em Português como Segunda Língua para Surdos (PSLS), na modalidade escrita. Também oferece cursos de estratégias e técnicas de tradução e intepretação, além de metodologia do ensino de Libras.