Ceflora encerra mais três cursos profissionalizantes em Cruzeiro do Sul

“O mercado tem absorvido muitos alunos formados pelo Ceflora”, disse Cirlene Silva (Foto: Onofre Brito/Secom)
“O mercado tem absorvido muitos alunos formados pelo Ceflora”, disse Cirlene Silva (Foto: Onofre Brito/Secom)

O Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (Ceflora), ligado ao Instituto Dom Moacyr (IDM), encerrou mais três cursos em Cruzeiro do Sul. As qualificações são ofertadas pelo governo do Estado, por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).  São 47 novos profissionais que participaram e se formaram nos cursos de Artesão de Pintura em Tecido, Manicure e Pedicure e Maquiador. Os artesãos fizeram uma mostra do que aprenderam.

A coordenadora administrativa do Ceflora, Cirlene Silva, comenta que os formandos a partir de agora terão mais oportunidades no mercado de trabalho: “Quando os conhecimentos obtidos são colocados em prática geram uma renda. As pessoas podem trabalhar como autônomas ou podem se juntar, montar grupos e criar seu próprio negócio”. O comércio local também está absorvendo boa parte dos alunos dos cursos profissionalizantes. “O mercado é muito carente desses profissionais e muitos estão conseguindo se inserir no mercado de trabalho”, disse Cirlene.

Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, o governador Tião Viana tem trabalhando incansavelmente para oferecer uma formação de melhor qualidade nos 22 municípios, principalmente na educação profissional, que prepara jovens e adultos para o mercado de trabalho. “Hoje, os alunos de Cruzeiro do Sul dão um passo para uma vida mais autônoma”, afirma.

Artesãos fizeram uma mostra de seus belos trabalhos, no ato de formatura (Foto: Onofre Brito/Secom)
Artesãos fizeram uma mostra de seus belos trabalhos, no ato de formatura (Foto: Onofre Brito/Secom)

Neste período, o Ceflora está na fase de elaboração dos cronogramas dos novos cursos, mas, a partir de março, será iniciado um novo bloco. As inscrições são feitas por meio da assistência social municipal. “Vamos divulgar as informações quando chegar a hora para que todos os interessados possam se inscrever”, informou Cirlene.