prevenção

Cecon chama mulheres para exames preventivos de câncer

Um exame de suma importância para o diagnóstico precoce do câncer de mama é a mamografia. No Acre, o exame é ofertado no Centro de Controle Oncológico (Cecon), localizado na Travessa Hemoacre, ao lado do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Rio Branco.

O centro, que possui capacidade de realizar até 40 mamografias por dia, está com uma baixa procura nos últimos meses. Por isso, a gerência da unidade faz um chamamento às mulheres com idade a partir dos 40 anos ou com indicação médica para que busquem qualquer unidade básica de saúde (UBS) no estado,  a fim de fazer o acompanhamento devido e encaminhamento, se necessário. Em caso de dúvida, o telefone 3224-3693 está disponível para auxiliar as pacientes.

Diagnóstico precoce por meio da mamografia é determinante para a cura do câncer de mama. Foto: Arquivo

“O exame é necessário para o diagnóstico precoce e para obter melhor resposta ao tratamento e cura de um possível câncer. Por isso é essencial que as mulheres façam o acompanhamento e os exames preventivos”, explica a gerente de Assistência do Cecon, Carina Hechenberger.

O Cecon, mesmo durante a pandemia, permanece fazendo os mesmos atendimentos: ultrassom de mama e transvaginal, que são solicitados pelo médico que acompanha as pacientes ali atendidas.

“Também são ofertadas consultas com mastologista, ginecologista de pacientes com alta suspeição de câncer de colo de útero, biópsias de colo e de mama e encaminhamentos para cirurgias. As pacientes de primeiro atendimento continuam sendo reguladas e encaminhadas por meio da Atenção Básica”, acrescenta Carina.