prevenção

Cecon analisou mais de 25 mil amostras de papanicolau e realizou cerca de 1,8 mil mamografias em 2022

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) realizou cerca de 1.800 mamografias e analisou mais de 25 mil exames de PCCU (papanicolau), coletados nas unidades básicas de saúde do estado em 2022. Desses, 402 exames de mama e 1.771 exames de colo do útero apresentaram alterações.

Em 2022, 402 exames de mama e 1.771 exames de colo do útero apresentaram alterações. Foto: Elenilson Oliveira

A gerente de assistência do Cecon, Carina Hechenberger, explica que as pacientes com resultados desfavoráveis iniciam o acompanhamento especializado de imediato. “Havendo alguma alteração no resultado desses exames, a mulher será atendida pelo médico especialista, para tratar precocemente”, disse.

A unidade, que é referência no diagnóstico e tratamento de lesões precursoras do câncer de mama e colo do útero no Acre, atende também pacientes referenciadas do Amazonas e Rondônia, além de mulheres advindas da Bolívia e Peru.

Quando buscar atendimento?

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) recomenda a realização de mamografia a cada dois anos para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Indica também a realização anual do papanicolau para mulheres com idade entre 25 e 64 anos e que já tiveram atividade sexual.

Carina Hechenberger ressalta que mesmo sem sintoma algum a mulher deve realizar os exames rotineiramente. “Com a pandemia, houve uma redução na procura pelos exames, mesmo o serviço estando disponível. Isso desencadeou um aumento nos diagnósticos positivos”, informou.

Onde buscar atendimento?

Os exames de rastreamento, como PCCU ou papanicolau, devem ser feitos nas unidades básicas de saúde, onde se coletam amostras do colo do útero da paciente, que são encaminhados ao Cecon para análise. As mamografias estão sendo agendadas na unidade do Cecon, em Rio Branco.