Começou

Cavalgada leva milhares de pessoas às ruas em Rio Branco

Durante nove dias, o Governo do Acre promove a maior feira de agronegócios da região, a Expoacre 2019. A 46ª edição da feira começou oficialmente na manhã deste sábado, 27, com a Cavalgada liderada pelo governador Gladson Cameli e o vice-governador Major Rocha que deram início oficial ao evento.

Com muitas atrações, a cavalgada, tradicional celebração que abre a Expoacre, iniciou na Gameleira seguindo pela Via Chico Mendes. Como forma de garantir a segurança dos animais, este ano o percurso dos cavalos na avenida foi menor.

Cavalgada iniciou na Gameleira seguindo pela Via Chico Mendes Foto: Mardilson Gomes

“Hoje abrimos oficialmente a Expoacre, essa grande vitrine de negócios. Diferente de todas as edições, a estrutura governamental do Estado está dentro do Parque de Exposições”, disse Cameli.

Na concentração, as comitivas e os participantes foram saudados pelo governador que estava ao lado da primeira-dama. O vice-governador seguiu de quadriciclo e o governador preferiu seguir a cavalo rumo a Expoacre.

“Essa festa não é do governo, não é do Gladson. Ela é de todos. Das famílias acreanas, de brasileiros que estão aqui hoje e que vieram de lugares tão distantes para reconhecer a importância que é a nossa Expoacre. Eu lembro quando era criança que vinha lá de Cruzeiro do Sul para vir participar da Expoacre, uma grande alegria. A Expoacre é um símbolo muito forte, e a gente quer agora fazer bons negócios”, afirma o governador.

A concentração da cavalgada, como todos os anos, aconteceu na Gameleira, de onde as comitivas partiram por volta de 9h30 rumo ao Parque de Exposições. A Expoacre, que inicia hoje, terá uma semana inteira de programações entre shows, rodeios, oficinas, apresentações culturais, provas de laço, leilões, exposições de produtos e negócios.

“Fizemos um trabalho maravilhoso com toda equipe governamental. Com o envolvimento de todos os secretários, além do empenho de toda a turma que esteve comigo dentro do Parque de Exposições trabalhando na recuperação, ornamentação, limpeza, retirada de entulhos, iluminação, sinalização e reestruturação do parque. É assim que a gente trabalha, de mãos dadas, querendo a prosperidade, trabalhando bonito, organizado, com limpeza e transparência”, ressalta a secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique.

Para o vice-governador, Major Rocha, a Expoacre será um marco do reencontro do Acre com o desenvolvimento. “O Acre que já foi referência na área da produção rural e teve na Expoacre um grande marco no desenvolvimento desse setor, mas que durante muito tempo isso não foi realidade. Portanto, queremos fazer desta edição a maior feira de todos os tempos. Uma feira bem organizada, o que já dá para se ver pelo formato de como foi desenhada. Queremos fazer desta feira um marco do reencontro do Acre com o desenvolvimento, com a produção e com o progresso”, pontua.

Animais tem percurso menor este ano

Como forma de garantir a proteção e segurança dos animais que participaram da Cavalgada, este ano o percurso dos animais foi reduzido. Além disso, houve antecipação da saída dos cavalos e os pontos de dispersão para animais e carretas foram diferentes nesta edição. Os animais encerraram participação no trajeto na rotatória do Arena da Floresta.

Passarela de estilos

Como já é tradição, o figurino é um dos quesitos que fazem parte da Cavalgada. Não diferente dos anos anteriores, a Via Chico Mendes se transformou em uma verdadeira passarela country, com visuais autênticos e trajes a caráter para o momento. Os participantes e simpatizantes que prestigiaram o evento fizeram bonito na avenida e aproveitaram para tirar muitas selfs registrando a participação pela Cavalgada 2019, que também contou a presença da Rainha do Rodeio, Amanda Diniz.

Rainha do Rodeio, Amanda Diniz. esteve presente na cavalgada Fotos: Mardilson Gomes/Secom

“Muito feliz em participar da Cavalgada e mais feliz ainda em ter a honra de carregar essa faixa que lutei muito para ganhar e representar a Expoacre 2019. Uma honra fazer parte desta história”, diz emocionada a Rainha do Rodeio.

A grande festa

O Governo do Estado, por meio da secretaria de Empreendedorismo e Turismo, conseguiu articular a volta das consagradas comitivas para a Cavalgada deste ano, um atrativo a mais durante a celebração. Três comitivas marcaram presença na Cavalgada 2019, realizada neste sábado, 27.

Nos últimos anos, as comitivas perderam espaço entre entraves burocráticos excessivos e falta de incentivos aos empresários para que participassem da festa da Cavalgada, uma das mais tradicionais do Estado.

“Desde o momento que estacionei o carro para chegar até aqui percebi as mudanças. Muito mais organizado. A cavalgada está bem mais bonita e alegre. Se não tivessem voltado com as comitivas e com os cavalos esse ano eu nem estaria aqui”, destacou o pecuarista Cláudio Ferreira.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, atendendo a pedidos do governador Gladson Cameli, levou uma proposta para que os empresários pudessem trazer as comitivas de volta, abrindo o governo para o diálogo com a categoria.

A volta das comitivas e carretas é uma das grandes atrações desta edição. Cerca de 500 pessoas participaram somente por meio das comitivas, 150 quadriciclos e 30 jeeps percorreram a avenida, além de mais de 100 cavalos que estavam inscritos.

‘Comitiva da limpeza’

A última ‘comitiva’ a entrar na avenida foi a de garis e margaridas, que animados faziam o trabalho de limpeza no decorrer do trajeto da Cavalgada. Segundo o secretário municipal da Zeladoria da Cidade, Kellyton Carvalho, mais de 80 trabalhadores faziam parte da equipe de limpeza.

‘Comitiva’ garantiu a limpeza das vias no trajeto da Cavalgada Fotos: Mardilson Gomes/Secom

“Todo ano sempre a última comitiva é a comitiva dos garis. Realizando essa limpeza simultaneamente com a Cavalgada para que ao final da festa a via seja liberada e esteja limpa para o nosso munícipe aproveitar. Assim o trânsito flui naturalmente sem lixo nas nossas vias”, observou.

Com abertura oficial neste sábado, 27, a grande festa do agronegócio se estende ao dia 4 de agosto, no Parque de Exposições.