Cavalgada abre a Expoacre 2010 com grande festa nas ruas de Rio Branco

Cerca de 2 mil pessoas se reuniram em um dos eventos mais tradicionais do Acre

cavalgada_2010_foto_luciano_pontes_02.jpg
cavalgada_2010_foto_luciano_pontes_14.jpg
cavalgada_2010_foto_luciano_pontes_10.jpg

Já é de costume que todo ano a Cavalgada só comece após o tocar dos berrantes. E na manhã desse sábado, 24, não foi diferente, após a benção do Frei Antonio, em frente ao Mastro da Gameleira, todos os cavaleiros tocaram juntos seus berrantes e deram início a 38º Cavalgada, o evento que abre a Feira de Exposição Agropecuária do Acre, a Expoacre 2010, que esse ano vai de 24 de julho a 1 de agosto.

Segundo a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer, cerca de 2 mil pessoas fazem parte dessa grande festa. Esse ano, as medidas de segurança adotadas causaram uma diminuição de participantes em relação ao ano passado, estimulando uma vinda maior de cavaleiros e amazonas. Diferente de 2009, em que 200 carros estiveram inscritos, em 2010, esse número passou para 99, sendo 70 comitivas.

“É uma festa bonita, que a cada ano mobiliza milhares de pessoas e toma proporções cada vez maiores”, conta Suely Melo, secretária Adjunta de Esporte, Turismo e Lazer. Todo ano, a Cavalgada traz uma grande mistura de pessoas, desde crianças, jovens, adultos e idosos. Famílias inteiras fazem parte dessa festa. É o caso de Paulo Sérgio, que além de vir em seu cavalo, traz o filho, Paulo Sérgio Filho, 8 anos, em sua própria montaria, e também o coleguinha, Antonio Carlos, de 9 anos, que vem pela primeira vez. Mesmo tão jovem, já é a terceira vez que Paulo Filho participa da Cavalgada, e quando perguntado sobre quanto tempo o filho já cavalga, o pai responde cheio de orgulho, “Desde que nasceu”.

Segurança e cuidados

cavalgada_2010_foto_luciano_pontes_20.jpgEsse ano, a preocupação com o bem estar das crianças e dos adolescentes foi uma das prioridades da organização da Cavalgada 2010. O Conselho Tutelar esteve presente em todo evento, orientando e cuidando para que nenhum menor fosse exposto a situações de risco. Devido ao calor da manhã desse sábado, os pais também foram orientados para hidratarem suas crianças constantemente durante todo o percurso.

A Secretária de Segurança, Márcia Regina, contou que todas as medidas possíveis foram tomadas para que a festa fosse a mais tranquila possível. Cerca de 200 policiais e agentes de trânsito cuidaram da segurança e do tráfego de veículos. “Além disso, esse ano trabalhamos com  bafômetros para fazer o teste nos motoristas das comitivas, tanto na ida quanto na volta, e o Samu e o Corpo de Bombeiros atuaram durante todo o trajeto”, explica Márcia Regina.

Turismo e premiação

cavalgada_2010_foto_luciano_pontes_15.jpgSuely Melo lembra que tanto a Cavalgada quanto a Expoacre são muito importantes não só pela mobilização de negócios e a vitrine de produtos do Acre, mas também pelo chamado turismo interno. “É um evento que estimula muito o nosso turismo interno, o estado todo se mobiliza em torno dessa grande festa que também é a nossa feira de exposição”, reforça Suely.

Com a chegada junto ao estacionamento do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, às 13h30, foi realizado um show de abertura da Expoacre 2010. Além do show, também fez parte da programação, um concurso entre os participantes que elegeu os melhores animais, além da melhor comitiva, melhor cavaleiro, melhor amazona, e o melhor cavaleiro e amazona da Melhor Idade.

A Expoacre 2010 é uma realização do Governo do Estado do Acre em parceira com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Associação Comercial do Estado do Acre (Acisa).

Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter