Causa da morte de cabo do Exército está em investigação

O secretário garantiu que as circunstâncias da morte serão investigadas (Foto: Diego Tenutti)
Secretário garantiu que as circunstâncias da morte serão investigadas (Foto: Diego Tenutti)

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira, 17, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, juntamente com a secretaria adjunta de Atenção à Saúde, Paula Mariano, e a gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Eliane Costa, pronunciaram-se sobre a morte de Euriberto Pereira Gomes, 20, cabo do Exército que faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, no último domingo, 15, em Rio Branco.

De acordo com o secretário, exames preliminares apontaram resultados negativos para dengue e inconclusivo para leptospirose. Melo também afirmou que amostras de material colhido serão encaminhadas ao laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, conforme estabelecem os protocolos do Ministério da Saúde (MS) para se ter um resultado mais preciso sobre suspeitas de contaminação por leptospirose.

“O diagnóstico do exame não foi possível, pois o mesmo foi realizado antes de sete dias de incubação da doença. Nesses casos, é necessário um prazo maior para um resultado mais preciso”, explicou Paula Mariano.

Armando Melo lamentou a morte do jovem e garantiu que todas as circunstâncias da morte serão apuradas. “Já foi solicitado um relatório de atendimento para todos os profissionais que estiveram envolvidos no atendimento e será aberto um processo administrativo para investigar e avaliar possíveis erros de conduta para que as devidas medidas administrativas, junto aos conselhos de classe, sejam tomadas”, explicou.

Paula Mariano esclareceu que medidas já estão sendo tomadas para reforçar a prevenção da doença e o atendimento para quem está com suspeita de leptospirose. “Já foram disponibilizados mais profissionais nas unidades de saúde, além de intensificado o trabalho de conscientização com a população sobre os sintomas”, garantiu.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter