O Instituto Dom Moacyr tem ofertado diversos cursos nas áreas de gastronomia, saúde, hospitalidade, serviços, designer e artes nos 22 municípios do Estado. Entrevistamos algumas pessoas em Rio Branco que são destaques no campo profissional.
Diana Reis, cabeleireira. Inicialmente possuía conhecimentos básicos sobre a área da beleza. Realizava alguns serviços de cabelereira em algumas amigas de forma amadora. Em seguida, começou a buscar por cursos na área e soube que o governo do Estado estava realizando a oferta de forma gratuita. Fez a formação e montou seu próprio negócio, empregando hoje mais três profissionais que a auxiliam em seu salão de beleza.
Eugênio Cavalcante, produtor de vídeo. Antes de conhecer a Usina de Artes já fazia alguns vídeos caseiros. Para ele a formação foi relevante no sentido de aprofundar os conhecimentos e inserir novas técnicas de produção. Hoje ele faz vídeos de propagandas.
Débora Luíza, produtora cultural. A formação abrangeu áreas de relações humanas, levando-a a compreensão do que é trabalhar em equipe, e saber lidar com as pessoas, conhecimentos sobre convivência que podem ser aplicados em qualquer ambiente de trabalho.
Karem Aline, iluminadora cênica. Chegou e começou a frequentar o teatro. Fez algumas participações, montou e desmontou equipamentos para várias apresentações. Em seguida, foi escolhida para permanecer trabalhando na área.
Esses são alguns dos casos de sucesso de pessoas que iniciam cursos até sem muitas pretensões e acabam por ser inseridos no mercado socioprodutivo do nosso Estado.