Cases de sucesso acreanos são apresentados neste sábado em evento de empreendedorismo

A Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) participará neste sábado, 10,  do evento “Ciclo Empreendedor Universitário (CEU)”, transmitido ao vivo a partir das 15h de forma gratuita e aberto ao público no canal do CEU no YouTube.

Gabriel Ribeiro, coordenador de tecnologia da Seict, irá participar do painel com a temática “Iniciativas que deram certo fora da universidade”, abordando o case “Realidade Virtual”. Representando o Estado do Acre no painel estão também José Gondim, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais (CDSA), com a palestra “Inovação para produtoras rurais de baixas emissões durante a pandemia”; Pablo Escurra, contabilista e ganhador do Sebrae Lab 2017, apresentando “Startup Royal Advice”; e Anderson Santos, coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAAO, debatendo o “Dia do Nerd”.

O case “Realidade virtual” foi elaborado a partir da experiência bem-sucedida da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada pela Seict em 2019. Com um total de 5 mil visitantes durante o evento, a realidade virtual forneceu ao público uma tecnologia que projeta o que é real no ambiente virtual através de óculos acoplados ao celular, sendo possível visualizar um ambiente e sentir que está presencialmente nele.

Espaço de Realidade Virtual, realizado pela Seict, reuniu mais de 5 mil visitantes Foto: Assessoria

“O Espaço da Realidade Virtual foi criado com objetivo de fomentar o ecoturismo do estado do Acre, em locais que, muitas vezes, são desconhecidos pelos acreanos. Por exemplo, a APA do Amapá, uma área de preservação ambiental que fomenta o ecoturismo, mas muitas pessoas ainda não conhecem e não visitam esse espaço. Portanto, a finalidade da experiência foi a de pessoas estarem nesses lugares virtualmente”, afirma Gabriel Ribeiro, coordenador do evento.

Tendo a oportunidade de participar do Ciclo Empreendedor Universitário, ele prontamente escolheu o case sobre realidade virtual, que representa, na prática, um dos propósitos do CEU: divulgar e debater boas ideias de jovens empreendedores, reproduzindo iniciativas de sucesso para outras pessoas.

“O CEU será um importante espaço para o debate de ideias entre os organizadores do evento e nós, os apresentadores dos cases, para expandir novos conceitos, novas caminhos a serem seguidos, principalmente para os mais jovens, que pensam em empreender, fazer a diferença no mundo”.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do case ”Realidade Virtual”, de Gabriel Ribeiro, produzido pela Seict em parceria com a Secom Acre:

 

Ciclo Empreendedor Universitário

Criado em 2017, no Rio de Janeiro, o Ciclo Empreendedor Universitário (CEU) foi idealizado com o objetivo de fomentar habilidades dos estudantes para o mercado de trabalho, dando ferramentas para que os recém-formados possam mudar ou desenvolver a sociedade em que vivem.

O público-alvo do CEU é a comunidade acadêmica, empreendedores, investidores e gestores públicos. Ao propor o debate dos temas, a intenção dos organizadores é provocar entre os participantes novas reflexões e discussões sobre caminhos relacionados ao assunto, além de informar o valor do empreendedorismo nas universidades, conectando experiências, aprendizados e redes de contato.

O último evento do CEU foi realizado em novembro de 2019 na sede do Banco BTG Pactual, em Botafogo (RJ), e contou com 80 inscritos, 20 palestrantes, 3 voluntários, 5 universidades e 17 empresas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter