Casamento coletivo oficializa a união de 328 casais no Vale do Juruá

Caravana da Cidadania encerra atividades na região com mais de 13 mil atendimentos

casamento_coletivo_materia_00.jpg

Casamento coletivo encerra atividades da Caravana da Cidadania (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

 

casamento_coletivo_materia_02.jpg

Autoridades prestigiam evento e se emocionam com solenidade (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

 

 

casamento_coletivo_materia_03.jpg

Com mais de cinqüenta anos de união, Manoel e e Maria oficializam união (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

casamento_coletivo_materia_01.jpg

Fabrício e Jacqueline realizam o sonho do casamento (Foto: Gleilson Miranda / Secom)

Duas histórias de amor – a mais nova começou há pouco mais de quatro anos e a outra, há mais de meio século – representaram os 328 casais que participaram do casamento coletivo no encerramento da Expoacre Juruá, neste domingo, 31. A iniciativa foi mais uma ação do Projeto Cidadão, por meio da Caravana da Cidadania

O sonoro "sim", pronunciado pelos casais diante da juíza Rogéria Epaminondas, formalizou a união dessas pessoas, muitas ddas quais já construíram uma longa história juntos, e possuem até netos.

O casal mais novo, Fabrício Santiago, 23, e Jacqueline Costa, 17, e o de mais idade, Manoel da Silva, 69, e Maria Rodrigues, 71, também caminharam em um tapete vermelho, passando por todos os casais ao som da marcha nupcial, representando todos os homens e mulheres que agora são oficialmente marido e mulher.

Para Manoel e Maria, a concretização de uma união que rendeu filhos, netos e até bisnetos. “Estamos felizes porque agora somos casados de verdade”, comentam. Já para Fabrício e Jacqueline, a chance de viver um grande amor. “Namoramos há quatro anos e há seis meses décimos morar juntos, mas faltava algo: casar”, diz o rapaz, que também teve o consentimento da mãe, Maria Railene Santiago. “Me sinto realizada em ver meu filho casado oficialmente”, diz.

Jacqueline comenta que o casamento foi a realização de um grande sonho. “Estamos muito felizes porque agora somos um casal perante a Justiça”, comenta.

A presidente do Tribunal de Justiça, Isaura Maia, ressalta que o casamento coletivo que tem unido oficialmente diversos casais no Acre "é um grande ato de amor".

Disposição – O entusiasta da iniciativa, desembargador Arquilau de Castro, participou da cerimônia junto ao vice-govenardor César Messias, a presidente do Tribunal de Justiça, Isaura Maia, o bispo Dom Mozé e o pastor Davi Nascimento. Arquilau diz que realizar o Projeto Cidadão é motivo de alegria e tristeza.

“Estamos felizes em ajudar, e o que nos move é a disposição, mas também percebemos que muitas pessoas ainda não exercem seu direito de cidadãs devido às diversas barreiras que enfrentam. Há uma série de coisas que vemos e devemos refletir a respeito e levar para o nosso dia-a-dia, para melhorar esse atendimento ao cidadão”, diz Arquilau.

Ação cidadã – O vice-governador César Messias parabenizou o desembargador Arquilau pelo Projeto Cidadão, assim como os parceiros nesse trabalho, e ressaltou a alegria do Governo do Estado de participar da iniciativa, que tem contribuído muito com a população acreana.

A Caravana da Cidadania realizou ao longo da BR-364 8,5 mil atendimentos. Durante três dias em Cruzeiro do Sul, foram 4.780.