Casa de Produção de Derivados de Banana recebe novos investimentos

Fábrica de Banana de Rodrigues Alves beneficia, diretamente, 12 famílias da região (Foto Maria Meirelles)
Empreendimento beneficia, diretamente, 12 famílias da região (Foto Maria Meirelles)

O empreendedorismo no Acre cresceu significativamente nos últimos tempos. Inaugurada há pouco mais de um ano, a Casa de Produção de Derivados de Banana de Rodrigues Alves beneficia, diretamente, 12 famílias da região. Nesta quinta-feira, 9, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) entregou novas máquinas à Cooperativa Mãos Unidas de Produtores da Praia da Amizade, que é responsável pela administração do empreendimento.

Construída pelo governo do Estado, a casa possui capacidade para produzir mais de cinco toneladas de produtos por mês. Os investimentos em equipamentos e construção do prédio totalizam o montante de R$ 500 mil. Além de atender a demanda do mercado local, os doces são comercializados nas feiras de agricultura familiar de Cruzeiro do Sul.

A fábrica possui capacidade para produzir mais de cinco toneladas por mês (Foto: Maria Meirelles)
Casa de produção possui capacidade para produzir mais de cinco toneladas por mês (Foto: Maria Meirelles)

Toda a banana utilizada para produção dos doces é comprada dos produtores familiares da Praia da Amizade. Ao todo, 25 produtores fornecem matéria-prima para fabricação dos derivados da banana. Com a aquisição de um freezer expositor, a periodicidade de produção vai aumentar.

“Não tínhamos onde colocar o nosso produto, para que pudéssemos conservá-lo por um período maior. Com os novos equipamentos, os doces que estavam estragando, não vão estragar mais. Sem falar que a nossa produção vai aumentar. Estamos em um ritmo produtivo de dois por semana e agora vamos ampliar para quatro”, ressaltou o presidente da Cooperativa Mãos unidas, Francisco Cavaco.

Ernilson Freitas, prefeito de Rodrigues Alves, destaca a importância da parceria com o estado. “A presença da Secretaria de Pequenos Negócios no nosso município tem sido muito importante. O governo trouxe inúmeros benefícios para a nossa comunidade, que estão gerando emprego e renda para a população. A ideia é que em julho passamos realizar uma grande feira de economia solidária na cidade”, afirmou.

Segundo o gestor da SEPN, Henry Nogueira, os pequenos empreendimentos também recebem apoio técnico. “Entregamos equipamentos complementares avaliados em mais de dez mil reais. Além dos investimentos financeiros, os empreendedores contemplados com pequenos negócios também dispõem de suporte técnico e incentivo quando necessário”.