Joaquim Pereira foi um dos primeiros carpinteiros navais de Tarauacá. Ensinou o ofício aos filhos. Trabalhava com dificuldades, sonhando em ter equipamentos adequados, mas nem por isso deixou de caprichar em cada barco – fosse grande ou pequeno – que construiu nos 38 anos de profissão. Agora, os 13 carpinteiros navais de Tarauacá, reunidos na Cooperativa Arte Moderna, entraram numa nova era. Receberam na manhã desta terça-feira, 18, do governador Tião Viana, cerca de R$ 700 mil em maquinário para modernizar a indústria naval.
A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Indústria Naval Acreana, que compreende a implantação de um centro naval em Cruzeiro do Sul, a aquisição de equipamentos para a modernização da produção e o apoio à organização comunitária. Estima-se que 50 mil acreanos morem às margens dos rios. “Essas pessoas precisam e merecem ter mais qualidade na locomoção, o que vai acontecer com processos produtivos modernizados. Agora nossa luta será para uma linha de crédito que permita aos ribeiros a compra financiada de um barco”, disse o governador Tião Viana.
A entrega aconteceu em frente ao mercado municipal. “Esse ato é uma homenagem à nossa história, à nossa tradição. O governador Tião Viana demonstra que tem compromisso com o povo e com a mudança na vida das pessoas, com mais renda e mais oportunidade de trabalho”, disse o deputado estadual Moisés Diniz.
“Estamos dando condições de trabalho, de ganhar dinheiro e melhorar uma atividade tradicional. Quem anda no rio sabe que a canoa bate em muitos tocos e que ela precisa ser resistente, bem feita, para garantir a segurança. Precisamos ter boas canoas, e eu desafio vocês a buscar novos mercados porque nós fazemos os melhores barcos”, disse o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno.
O secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, explicou que foi identificada em Tarauacá uma grande tradição na área de carpintaria naval. “E esses profissionais estavam enfrentando dificuldades em continuar a profissão. Reunimos todos eles e ambos diziam a mesma coisa: se tivessem material adequado de trabalho seria mais fácil. Cada um disse o que precisava e hoje estamos aqui entregando o que cada um pediu”, disse.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tarauacá, Inês Santos, agradeceu ao governador Tião Viana. “Temos hoje um governador eu olha para as pessoas, procura entender o que eles precisam e não se nega em estender a mão”, comentou.
O programa tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico aliado à redução das desigualdades sociais, o respeito ao meio ambiente e os valores culturais de cada comunidade.
Galeria de Imagens