Carnaval popular vai resgatar expressões acreanas

O carnaval popular deste ano será enfeitado com palavras que fazem parte da cultura acreana. O tema da festa é “Alegra no jeito de falar. Carnaval legal que só”. De acordo com o publicitário David Sento-Sé, da Companhia de Selva, a proposta é fazer com que o acreano possa se ouvir.

 

Governador em exercício César Messias: “Queremos que as pessoas saiam de suas casas para curtir, brincar, sem violência" (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Governador em exercício César Messias: “Queremos que as pessoas saiam de suas casas para curtir, brincar, sem violência” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Expressões como “abarcar”, “bribote”, “vô mermo”, “seu minino”, “arrochado” “pepeta”, entre outras tipicamente acreanas estarão expostas em painéis que permearão todo espaço da Avenida Amadeo Barbosa, que servirá de palco para a festa momesca.
“Tivemos um novo desafio porque ano passado nós fizemos uma belíssima programação visual do carnaval e este ano vamos colocar o acreano para se ouvir. Tenho certeza de que as expressões, os termos, o jeito alegre do acreano falar vai contribuir muito para a alegria do carnaval”, afirmou David Sento-Sé.

 

Publicitário David Sento-Sé diz que a ideia é que o acreano possa se ouvir no carnaval 2012 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Publicitário David Sento-Sé diz que a ideia é que o acreano possa se ouvir no carnaval 2012 (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

 

Dudé Lima, da comissão organizadora do evento, disse que este ano há diferenciais na festa popular, entre elas dois bailes infantis.

“Ano passado a festa na Avenida Amadeo Barbosa foi um sucesso. O formato de carnaval com trio elétrico agradou e, por isso, será mantido em 2012. A novidade deste ano são os dois bailes infantis, no domingo e na terça-feira. A criançada pode se preparar para o baile infantil na Amadeo Barbosa e na Arena”.

Paz e alegria

O governador em exercício, César Messias, aprovou a proposta de mostrar a linguagem do Acre nesta edição do carnaval popular e a inclusão das crianças na festa por meios dos bailes infantis.

“Queremos que as pessoas saiam de suas casas para curtir, brincar, sem violência. O carnaval vai começar no sábado, a partir das 17 horas, e termina na terça-feira. Sábado e segunda teremos desfiles de blocos. Os jurados decidirão qual será o melhor bloco no domingo e, na terça, a festa começa com o baile infantil”, destacou Messias.

Outra novidade diz respeito ao horário de circulação dos ônibus.“Nós do governo e da prefeitura tivemos conversas com os empresários do setor de transportes públicos para que a gente consiga prorrogar o carnaval até às 5 horas da manhã”, adiantou César Messias.

Detran vai reforçar campanha Álcool Zero

Durante a coletiva também foram apresentadas as peças publicitárias que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vai utilizar durante os dias de carnaval. David Sento-Sé mostrou os layouts de outdoors, leques educativos e banners que serão colocados no trio elétrico.

“A campanha é bem sucinta e direta. Estamos mostrando a população que álcool e direção não combinam. Carnaval combina com festa, diversão e alegria”, explicou o publicitário.
A diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, avisou que o Detran vai manter as blitzes educativas durante as cinco noites de festa.

“Já está tudo definido na área de segurança do carnaval entre Polícia Militar, Detran e RBTRans. Vamos trabalhar a educação e dar visibilidade para a campanha Álcool Zero. Estaremos nas áreas próximas à avenida Amadeo Barbosa. Para quem quer beber, as alternativas para retornar para a residência serão táxi, mototaxis e ônibus”, disse Sawana Carvalho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter