Nascido no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco, Antônio Carlos Marques Gundim ingressou na carreira militar em 1988, como soldado da Polícia Militar do Acre (PMAC). No início da década de 90, foi aprovado no concurso para oficiais e optou por seguir carreira no Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
O jovem de origem simples participou de diversas qualificações, aperfeiçoamentos e capacitações. A primeira delas foi o Curso de Formação de Oficiais (CFS) no Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, no período de 1991 a 1993.
Depois, especializou-se em Altos Estudos Estratégicos, Curso de Natureza Civil e Militar, Salvamento no Mar e em Alturas, e instrução de Mergulho Autônomo.
Em sua trajetória no Corpo de Bombeiros, Carlos Gundim ocupou vários cargos e funções. Foi comandante do 1º Agrupamento de Incêndio, do Agrupamento de Busca e Salvamento, chefe da 3ª Seção do Estado Maior, instrutor nos Cursos de Formação de Soldados, Cabos e Sargentos e coordenador Estadual da Defesa Civil.
Chegou ao posto de subcomandante-geral e, posteriormente, ao mais alto posto das corporações militares estaduais: o de comandante-geral. Na última sexta-feira, 2, uma solenidade marcou o encerramento dessa trajetória.
“Fico grato em poder receber essa confiança do governador Tião Viana, de poder exercer a função de comandante-geral do CBMAC. Esses dois anos trabalhei com homens e mulheres honrados, expondo a eles o meu conhecimento e aprendendo também em unidade. Ao novo comandante, desejo boa sorte e bom trabalho”, declarou o coronel Gundim.
Conquistas
À frente da gestão, o coronel Gundim articulou várias conquistas para a corporação, podendo destacar a ampliação do projeto Bombeiro Mirim, que alcançava cerca de 700 alunos e chegou a dezembro de 2016 com mais de 1.000 jovens.
Outras conquistas recentes são a criação do quartel do CBMAC em Xapuri, a construção do 3º Batalhão e a reforma da policlínica destinada a servidores e familiares do Corpo de Bombeiros, a ampliação nos quadros da corporação e a reestruturação da carreira, além do ingresso de novos soldados e do recente concurso para 29 vagas de oficial.
“Nesse intenso período de trabalho, realizamos a reforma do 1º e 4º batalhões, e, apesar da crise que o país enfrenta, tivemos grata satisfação de receber equipamentos, como embarcações, viaturas e materiais de proteção individual. Tudo isso graças ao esforço do governador Tião Viana, que sempre teve um olhar diferenciado para a corporação”, declarou o coronel.
Ainda durante sua gestão à frente do CBMAC, o coronel e ex-comandante-geral passou a administrar a piscina da Escola Armando Nogueira. Criou o projeto Nadando com o Corpo de Bombeiros, que oferece natação gratuita a atletas e desenvolve uma atividade específica com crianças especiais.