Cardápios em braile são entregues para restaurantes do Novo Mercado Velho

braile2
Nove restaurantes do Novo Mercado Velho receberam cardápios em braile (Foto: Diego Gurgel/Secom)

As pessoas com deficiência visual terão agora mais um espaço que fornece cardápio em braile: os restaurantes do Novo Mercado Velho, em Rio Branco.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), entregou os produtos nesta quinta-feira, 17, para nove estabelecimentos comerciais.

A iniciativa é a continuação do programa de acessibilidade que vem sendo implementado desde o primeiro semestre deste ano.

Com apoio da Associação de Deficientes Visuais (Adevi) e do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi), os cardápios puderam ser traduzidos para o braile.

braile3
A iniciativa faz parte do programa de acessibilidade da Setul (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A dona de um dos restaurantes do Mercado, Janete da Silva, diz que sempre recebe pessoas que não enxergam ou tem baixa visão.

“Nós já recebemos aqui cliente que não enxergam ou enxergam muito pouco, e sempre temos que ler o cardápio para eles. Não é algo que eles se sintam confortáveis. Acredito que eles irão gostar dessa novidade”, contou.

Para o presidente da Adevi, Elimar do Nascimento, os cardápios em braile ajudam no cotidiano das pessoas com deficiência. “Agora, eles poderão chegar aqui nos restaurantes e escolher seu próprio almoço sem depender de ninguém”, ressaltou.

O foco do projeto, que já foi implantado em outro restaurante de Rio Branco, é dar acessibilidade ao maior número de pessoas.

“Acredito que a entrega desse cardápio é algo que vai ter efeito muito positivo na sociedade, pois permite que o maior número de pessoas se tornem parte desse espaço”, destacou a gestora da Setul, Rachel Moreira.

Além dos restaurantes com cardápio, placas informativas foram adaptadas no Parque Chico Mendes, na capital, com o projeto Trilha Sensitiva. A previsão é de que, em janeiro, as lanchonetes do Parque também recebam seus cardápios em braile.