Caravana do SUS chega ao Acre

Sistema é considerado hoje o maior programa de assistência gratuita no mundo e só no Acre atende 95% da população

mesa_encontro_sus_2.jpg

Representantes da caravana e autoridades acreanas na abertura do encontro ( Diego Gurgel/cedida)

Criado há 20 anos, o Sistema Único de Saúde do Brasil, o SUS, é o maior programa de assistência gratuita do mundo. Para garantir a continuidade e o fortalecimento do Sistema, o ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde, realizam a Caravana do SUS em todo o país. O tema da Caravana é Defesa do SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade. No Acre, a mobilização chegou nesta terça-feira, em um grande encontro no Teatro Plácido de Castro, com a presença dos operadores do sistema e autoridades.  

Antônio Alves de Souza, secretário executivo do Ministério da Saúde, ressaltou que o SUS, criado em 1988, que atendia um terço da população, agora está presente em todas as cidades brasileiras. Cita como exemplos de benefícios do SUS, a maior rede de transplante de órgãos do mundo, o programa nacional de imunização e o combate á Aids, que é  referência mundial. Para o secretário executivo, os países que não contam com sistema único, como os Estados Unidos e Argetina, enfrentam mais dificuldades para combater pandemias como a gripe suína.

Mas para Francisco Batista Júnior, presidente Conselho Nacional de Saúde, é preciso corrigir distorções do SUS, como o foco no tratamento hospitalar e não na prevenção das doenças. "Há ainda muitas filas, principalmente para as especialidades. O dinheiro do SUS precisa ser melhor empregado para garantir que o sistema não vá a falência. Do contrário podemos ter  tempos em que assistência à saúde será totalmente privatizada".

SUS no Acre

osvaldo_leal_encontro_sus.jpg

Secretário de Saúde, Osvaldo Leal, defende fator amazônico no repasse dos recursos do SUS (Foto: Diego Gurgel/cedida)

No Acre, cerca de 95% da população é atendida na rede pública pelo  SUS  que emprega R$ 350 por pessoa. Em estados como São Paulo, por exemplo, os planos privados e empresariais são maioria. Por isso, o secretário de saúde, Osvaldo leal, defende que o fator amazônico, seja fator de correção de repasses do SUS. "No Acre, como no restante da Amazônia, a logística é mais complicada, são grandes distâncias, doenças tropicais, o que faz com que os profissionais não queiram atuar na região, o que resulta na elevação dos salários pagos".

Osvaldo Leal destacou alguns investimentos importantes na saúde pública do Acre, como a melhoria na rede urgência e emergência, o SAMU, o tratamento das hepatites D e Delta, o Hospital do Câncer, o Hospital Regional do Vale do Juruá, que atende 6 cidades e a integração da rede. "Temos consciência que avançamos, mas que ainda há muito o que fazer, principalmente no atendimento humano".

Pascal kailil, secretário municipal de saúde de Rio Branco, diz que no Acre, a julgar pelo público da Caravana, as pessoas, entenderam a importância da participação popular na construção de um modelo que beneficie a todos.

Elizama Lima, presidente da Central de Articulação das Entidades de Saúde – CADES, diz que a parceria entre o SUS e o governo do Estado, garante a manutenção das ONGS  que atuam na área da saúde, como as casas de passagem, a Associação dos Portadores de Hepatites, dos Ostomizados . "È graças aos recursos do SUS e do Estado que os doentes levar o tratamento adiante e conseguir bons resultados".     

Tião Viana: recursos para o SUS

Presente na Caravana do SUS no Teatro Plácido de castro, o senador Tião Viana disse que o SUS é a maior expressão viva da democracia no Brasil, que garante saúde para todos de forma igualitária e com uma porta única de acesso. A luta do senador agora é pela aprovação da Emenda 29, que vai repor recursos retirados do SUS depois da saída de cena da CPMF. "Por pura vaidade, a oposição ao governo Lula tirou 120 bilhões de reais em 3 anos do país. A Emenda repõe estes recursos fundamentais para que o SUS  garanta saúde gratuita para os brasileiros". A Emenda 29, de autoria do senador Tião Viana está na Câmara e poderá ser votada na próxima quinzena, para depois voltar ao senado.

O vice governador César Messias, ressaltou que graças a parceria como SUS, o governo do Estado oferece serviços de saúde em locais de difícil acesso como as cidades do Alto Juruá, seringais. "Se em outros estados o SUS é fundamental, no Acre, é ainda mais. Aqui temos locais onde os profissionais da saúde  têm que usar avião, barco e até lombo de animais para chegar  e atender a população. Para nós, o SUS  é muito valioso por isso temos que  lutar para que o Sistema se fortaleça cada vez  mais".

Todas as propostas apresentadas nas Caravanas pelos estados, serão apresentadas durante o Encontro Nacional do SUS em Brasília no mês de dezembro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter