CAR do Acre funciona como base de gestão e monitoramento ambiental

CAR pode figurar como instrumento para planejamento e controle ambiental (Foto: Diego Gurgel/Secom)
CAR pode figurar como instrumento para planejamento e controle ambiental (Foto: Diego Gurgel/Secom)

O Cadastro Ambiental Rural do Acre (CAR), que já inscreveu mais de 22 mil produtores rurais no estado, funciona também como uma ferramenta de planejamento e controle ambiental para prevenção e mitigação de eventos extremos, como as grandes queimadas, enchentes e secas, por exemplo.

Durante a programação do Dia Mundial da Água, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o coordenador técnico do CAR do Acre, João Paulo Mastrangelo, ministrou uma palestra sobre o trabalho realizado pelo projeto, desde sua implantação em 2014.

O cadastro funciona como uma base de integração das informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas de Reserva Legal e das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro. Esse monitoramento é decisivo para nortear os órgãos ambientais, em relação ao desmatamento. Ao aderir ao CAR, o produtor passa por um processo de análise e regularização ambiental.

“O CAR também pode ajudar a prevenir eventos extremos, funcionando como base de gestão ambiental. A nossa meta é acompanhar e incentivar o processo de regularização ambiental dos cadastrados, ajudando no processo de combate a eventos críticos como as grandes cheias e secas”, explicou o coordenador.

Todos os produtores rurais ou aqueles que exercem a posse da terra devem se inscrever no CAR até o dia 6 de maio, como forma de regularizar a situação ambiental da propriedade. No Acre, o cadastro dispõe de postos fixos de atendimento em Rio Branco, Brasileia, Senador Guiomard, Acrelândia, Plácido de Castro, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.