CAR do Acre desperta interesse em outros Estados brasileiros

 

Intercâmbio vai mostrar como se dá o cadastramento de imóveis rurais no Acre (Foto: Assessoria CAR)
Intercâmbio vai mostrar como se dá o cadastramento de imóveis rurais no Acre (Foto: Assessoria CAR)

Comitivas de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Amapá (Sema) e do Instituto Brasileiro Ambiental (Ibram) de Brasília estão em Rio Branco para conhecer a metodologia de realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) do Acre.

Durante a agenda, que termina na quinta-feira, 25, as comitivas conhecerão o projeto que baseou a implantação do cadastro no Acre, o módulo de inscrição e de análise do sistema, o projeto da Base Cartográfica Digital Temática, que está sendo confeccionada, e os postos de atendimento fixos em Rio Branco.

O intercâmbio foi promovido pela Conservação Internacional (CI) Brasil, que por meio da Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Inovacar) realizou um estudo sobre a aplicação do CAR, após o Novo Código Florestal Brasileiro, em 21 Estados brasileiros. A pesquisa destacou os Estados que integram a Amazônia Legal como a região que mais avançou no cadastramento de imóveis rurais no país.

Para a coordenadora da comitiva do Amapá, Adriana Barreto, a organização do Acre é um dos principais motivos de sucesso. “A forma com que o Acre organizou o projeto que foi apresentado, adaptou o sistema, a confecção da base cartográfica e a alta qualificação da equipe técnica explicam por que o Estado foi tão bem sucedido na realização do CAR”, disse.

Alisson Neve, de Brasília, explica que o processo de execução do cadastro é difícil, mas que o Acre despontou na frente de outros Estados. “Em Brasília nós estávamos buscando desenhar uma estratégia que impulsionasse as inscrições, quando descobrimos que o Acre havia muito tempo já tinha esse desenho e o realizava de forma muito ordenada”, ressaltou.

A comitiva deve visitar também o Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia e o Viveiro da Floresta, a fim de conhecer também algumas iniciativas do modelo de economia sustentável realizadas no Estado.

“Os desafios ainda são muitos, mas é muito importante para nós ver que o esforço do governador Tião Viana e de todas as equipes que fazem o CAR do Acre servirá de exemplo para outros estados é muito gratificante”, declarou o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e coordenador-geral do CAR no Acre, Edegard de Deus.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter