Caps Nauas promove automassagem entre pacientes e equipe técnica

Médicos, psicólogos psiquiatras e colaboradores do Caps Nauas na automassagem
Médicos, psicólogos psiquiatras e colaboradores do Caps Nauas na automassagem (Foto: Bento Marques)

Com ênfase na atenção básica, voltada ao cuidado continuado, humanizado e integral em saúde, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nauas, em Cruzeiro do Sul, desenvolve há seis meses a prática de automassagem para usuários e equipe técnica.

Em ação desenvolvida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e com apoio do gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, a automassagem aumenta as possibilidades terapêuticas dos usuários e é uma ferramenta para o alívio de estresse da equipe.

Para a coordenadora do Caps Nauas, a assistente social Cristina Messias, a técnica tem desempenhado um papel muito importante desde que foi implantada: “A prática tem evitado um número maior de pacientes encaminhados para a medicação controlada e psicotrópicos”, afirma.

Para os usuários do centro, as sessões são realizadas às segundas, das 8 às 9 horas, e terças-feiras, das 15 às 16 horas, com a assistente social Ximena Catalã. E na sexta-feira, das 9 às 10 horas, com o massoterapeuta Bento Marques, para a equipe técnica, composta de médicos, psicólogos psiquiatras e colaboradores.

“Todos têm relatado que se sentem mais tranquilos, e a maioria volta para participar. A adesão é grande. Alguns pacientes praticam em casa antes de dormir para ajudar no sono. Tem sido uma grande experiência e um momento de troca”, avalia Ximena.

“A crise mundial ocorreu após o afastamento do ser humano da natureza. A automassagem propicia o retorno ao natural”, analisa Bento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter