Governo entrega instrumentos para a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Mais de 50 instrumentos foram entregues para a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Sopros, trompas, souzafones, trombones e tambores foram alguns dos instrumentos entregues na segunda-feira, 12, pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), para a Associação de Bandas e Fanfarras do Acre.

A compra, que soma um valor de mais de R$ 110 mil, foi possível graças a uma emenda parlamentar do então senador Aníbal Diniz. A intenção é de que sejam montadas duas bandas de fanfarras comunitárias, sendo uma no I e outra no II Distrito.

(Fot: Alexandre Noronha/Secom)
A ideia é de que duas bandas de fanfarras comunitárias sejam criadas pelo associação (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A partir dessa entrega, será realizada uma parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), na qual contempla a disposição de local para a armazenagem dos instrumentos e ensaios, além de troca de experiências com os estagiários do curso de Música.

“É um projeto que beneficia os dois lados, pois o pessoal do grupo comunitário terá um local disponível para eles, e os estudantes poderão por em prática o que veem em sala de aula, além de ajudá-los quando forem aplicar aulas nas próprias escolas”, afirma a coordenadora do curso, Maíra Andriani.

A gestora da FEM, Karla Martins, ressalta que o governo serve como uma ponte para por em prática a emenda e cumprir uma demanda da sociedade: “Havia o anseio daqueles que faziam parte do grupo de fanfarra, que quando encerram suas atividades escolares ficavam ociosos. Com a criação de um grupo comunitário, eles podem continuar praticando mesmo após encerrarem as atividades letivas.”

Para o presidente da associação, Antonio José Santos, poder executar o projeto é motivo de honra e alegria. “A partir de agora, vamos pensar num campeonato de fanfarras e não permitiremos que as atividades dos grupos se encerrem. O importante dessa iniciativa é que o pessoal que sai da escola poderá continuar atuando neste meio, e com apoio da Ufac, quem sabe, poderão ser futuros estudantes de música”, diz.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter