Capacitação para uso racional de antibióticos

Curso é dirigido a médicos, odontólogos e veterinários de Rio Branco ou do interior do Estado

A Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH), em parceria com a Vigilância Sanitária Estadual e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realiza de 3 a 5 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), uma capacitação para o uso racional de antimicrobianos, mais conhecidos como antibióticos. O objetivo é qualificar os profissionais da área para que usem de forma responsável esses medicamentos, evitando o surgimento de infecções causadas por bactérias resistentes.

O curso é dirigido aos prescritores como médicos, odontólogos e veterinários de Rio Branco ou do interior do Estado. Há vagas para 120 pessoas. Na capacitação, haverá palestras sobre bacteriologia básica, laboratório de microbiologia, métodos de coleta e preservação de amostras, introdução à antibioticoterapia, dados sobre resistência microbiana, uso racional de antimicrobianos, entre outros temas.

Entre os palestrantes, estão Cássio Marques, médico infectologista do Ministério da Saúde,a bióloga Janaína Sallas, também do MS, o biomédico Sérgio Henrique, do laboratório de análises clínicas do Hospital de Urgências e Emergências de Rio Branco, Rossana Lourdes Rabelo, coordenadora da CECIH, e Márcia Vasconcelos, médica da CECIH.

De acordo com a médica Márcia Vasconcelos, o evento é "importante para os prescritores e para a população", visto que os profissionais terão mais condições de oferecer um tratamento coerente frente às oenças infecciosas. "Atualmente, o controle de antimicrobianos não é mais uma prerrogativa dos infectologistas, e sim uma atividade que deve ser exercida por todos os profissionais que prescrevem os antibióticos", ressaltou.

As pré-inscrições podem ser efetuadas pelo telefone da CECIH (3224-5302) ou pelo correio eletrônico (cecih.saude@ac.gov.br).

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter