Direção da Biblioteca Pública ajusta detalhes para inauguração

Espaços começam a desenhar a nova face da maior biblioteca do Estado


biblioteca_puplica_311008__10.jpg

Biblioteca atende às diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura (Foto: Angela Peres/Secom)

Livros na estante, mesas arrumadas, computadores instalados e brinquedos na prateleira dão o tom de finalização dos preparativos para a reabertura da Biblioteca Pública Estadual, prevista para acontecer até a metade do mês de novembro. Totalmente reformulada, a maior e principal biblioteca do Acre foi adaptada para atender à proposta elaborada pelo Governo do Estado para os espaços públicos destinados à informação e ao conhecimento.

O projeto original sofreu alterações ao longo da reforma, numa tentativa de tornar o espaço o mais próximo possível do conceito de ambiente multimídia voltado para a juventude. A nova biblioteca atende as diretrizes do Plano Nacional do Livro e da Leitura, do Governo Federal, em parceria com os governos estaduais.

Pela diversidade do acervo, pelo tamanho e especificidades, a instituição torna-se "cabeça de rede" do Departamento Estadual de Bibliotecas Públicas, que reúne não só as bibliotecas públicas do Estado, mas também as particulares, comunitárias e casas de leitura. "Aqui será o coração do sistema estadual de bibliotecas", diz o presidente da Fundação Elias Mansour, Daniel Zen.

Ainda sem data para abrir ao público, a biblioteca vai aos poucos sendo organizada e preparada para receber os usuários com gibiteca para crianças e adultos, brinquedoteca, pontos de internet na área externa, auditório para 120 lugares, pontos de acesso à música e um presente extra logo na entrada: um móbile gigante concebido e produzido pelo grupo Giramundo de teatro de bonecos, que de longe reproduz um aquário de peixes luminosos. Para mexer com a mente e o coração.

Galeria de imagens

{gallery}bibliotecapublica311008{/gallery}

(Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter