Capacitação sobre Turismo Acessível é realizada na rede hoteleira

A rede de hotel e restaurante Inacio's foi a primeira a receber a capacitação (Foto: Márcia Moreira/Secom)
Rede de hotel e restaurante Inacio’s foi a primeira a receber a capacitação (Foto: Márcia Moreira/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), realizou na terça-feira, 14, a capacitação de atendimento ao portador de necessidades especiais, direcionada ao trade acreano, composto por hóteis, restaurantes e demais equipamentos turísticos. O primeiro local a receber o curso foi a rede de hotel e restaurante Inacio’s.

O projeto conta com a parceria da Associação dos Deficientes Visuais do Acre (Adevi), do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (Cadevi) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

Ao todo, 25 hotéis de Rio Branco que estão cadastrados no Sistema Cadastur receberão a capacitação, que ocorre até o dia 29 deste mês.

A ideia é que o trade de Cruzeiro do Sul também participe. O público alvo serão funcionários dos hotéis e restaurantes, tais como recepcionistas, camareiras, garçons e porteiros, entre outros.

“Este é um projeto que contamos com a parceria do Ministério do Turismo, a fim de deixar os equipamentos turísticos mais preparados para receber pessoas com qualquer tipo de deficiência. Ao final do treinamento, cada local receberá um selo de comprovação do Turismo Acessível”, explica a chefe do Departamento de Planejamento e Pesquisas da Setul, Rita Ramos.

O gerente da rede hoteleira Inacio’s, Israel Costa, fala da importância de levar a capacitação para os funcionários do local. “Essa parceria é muito positiva, pois é sempre bom aprendermos mais sobre como melhor atendermos todos os clientes, independente de suas adversidades”, destaca.

Guia do Turismo Acessível

O Ministério do Turismo (MTur) lançou em 2014 o Guia do Turismo Acessível. O site é colaborativo e possibilita a avaliação da acessibilidade de pontos turísticos, hotéis, restaurantes e atrações diversas.

Além de avaliar, é possível consultar e sugerir novos estabelecimentos ou atrações, ajudando as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida a viajarem pelo Brasil com mais autonomia.

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