Evento teve a participação de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Com público-alvo de diretores de escolas, dirigentes e técnicos de municipalidades envolvidos com a gestão descentralizadora do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), realizou-se nesta sexta-feira, 25, a solenidade de Capacitação do PDDE no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), contando com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O FNDE realiza visitas de acompanhamento em entidades beneficiadas por programas de apoio à manutenção escolar e de capacitação de dirigentes e técnicos de prefeituras municipais, secretarias de Educação estaduais e entidades que ajudam a manter a educação especial, todos envolvidos com a gestão descentralizadora do PDDE, que visa orientar os
processos referentes à adesão, execução e descentralização do programa.
Foram convidados para mediar o encontro no auditório da SEE dois representantes do MEC/FNDE, Daer José Vieira e Odesvaldo Pereira da Silva, que enfatizam a importância desses eventos dentro das ações propostas nas escolas. “O treinamento do PDDE vai da fase de planejamento e recebimento dos recursos até a prestação de contas das instituições beneficiadas”, explicou Daer. “São realizadas visitas às escolas antes da capacitação para avaliação e solução de dúvidas, além de auxílio, pois o problema de uma escola, muitas vezes, está presente em muitas outras”, diz Odesvaldo.
Maria Margarida, diretora da Escola de Ensino Fundamental Almada Brito, acha importante o encontro entre diretores e equipe técnica para que a colaboração interinstitucional continue avançando não só no Estado do Acre, mas em todo o Brasil. “Os diálogos e os relatos de resultados – positivos e negativos – dos outros diretores contribui muito para que possamos melhorar a gestão escolar”, disse.
No Acre, a ação do PDDE está sendo realizada desde o dia 21, com acompanhamento nas escolas, sendo dias 21 e 22 junto à rede municipal de Rio Branco e dias 23 e 24 junto às unidades escolares da rede estadual, culminando na capacitação do dia 25.
Sobre o PDDE
Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público.
Em 2010, o orçamento do PDDE foi de R$ 1,4 bilhão, para todas as suas ações. Foram beneficiados pela ação PDDE Manutenção 41.124.404 alunos de 137.640 escolas públicas e particulares; pela ação PDDE Escolas de fim de semana, 1.893.594 estudantes de 2.223 escolas; pelo PDDE Educação integral, 5.993.270 alunos de 9.660 instituições de ensino; e, pelo PDDE – PDE Escola, 10.007.894 alunos de 16.643 escolas.