Candidatos para vagas de telemarketing sonham com a oportunidade

Felipe preenchendo o formulário de inscrição (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Felipe Lima preenche o formulário de inscrição (Foto: Luciano Pontes/Secom)

No segundo dia de inscrição para as vagas de telemarketing, vê-se um fluxo considerável de interessados rumo ao auditório da Escola de Formação Profissional Campos Pereira. Os candidatos pegam senha e formulário, que entregam preenchido, anexando cópia de documentos e certidão escolar para os representantes do Instituto Dom Moacyr (IDM). Os sorteados serão capacitados e atuarão em empresa de call center.

Com a expectativa de obter seu primeiro trabalho remunerado, Felipe Anthon Lima se inscreveu. O jovem tem 19 anos, faz um curso técnico de radiologia e está esperando o resultado do Exame Nacional Ensino Médio (Enem). A única experiência de trabalho que possui é como cuidador de crianças especiais, na qual foi voluntário. “Nunca tive um salário, tomara que essa seja minha primeira chance”, compartilha.

Em busca de melhoras profissionais está Westerleya Freitas, que mora no bairro Quinze.  Aos 33 anos, não está estudando e tem uma filha. “Estou há dois meses em uma padaria, mas o trabalho é pesado, tenho até que limpar o chão. Então essa é uma oportunidade de emprego melhor”, explica.

Vivendo uma situação semelhante, Ariana Alencar estava com a senha 173. Tem 32 anos e uma filha de sete. Trabalha como professora de aulas particulares e conta: “Preciso trabalhar, porque essa é uma oportunidade de ter carteira assinada, uma estabilidade que preciso”.