Amazônia Legal é o mote da campanha nacional e internacional de divulgação da Amazônia, que contemplará os nove estados que integram a região. A apresentação de algumas das peças foi feita pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta sexta-feira, 5, em Rondônia.
Beltrão apresentou peças institucionais que mostram o direcionamento da campanha, e promete colocá-la em veiculação ainda este mês. Os veículos tradicionais como rádio, TV, jornal, outdoor, busdoor (no vidro traseiro de ônibus) serão utilizados. Mas a aposta maior é nas redes sociais, com peças específicas para as ferramentas disponíveis.
Além disso, o Ministério do Turismo (MTur) utilizará aeroportos para dar ainda mais amplitude à campanha, que também ganhará divulgação no programa Master Chef, da TV Bandeirantes, o segundo de maior audiência daquela emissora.
A campanha Amazônia Legal mostrará as riquezas dos nove estados,focada na cultura, gastronomia e ecoturismo, três pontos em que esses estados tem muito a mostrar. A agência publicitária responsável pela campanha tem colhido material do acervo dos governos e visitado os estados para complementar o conteúdo necessário.
Ao final da apresentação, o ministro agradeceu aos secretários de Turismo de todos os estados e fez questão de reforçar o esforço dos gestores de Comunicação, que, via Fórum de Secretários de Comunicação da Amazônia Legal, fizeram coro aos colegas de governo e foram ao MTur para mostrar a importância de a região ganhar essa atenção merecida.
“Nós estamos fazendo campanhas promocionais pelo Brasil inteiro. E regionais. Fizemos no Nordeste, fizemos no Sudeste, vamos fazer também na Região Sul e hoje nós lançamos a da região Amazônica, que foi um pedido dos governadores, dos secretários estaduais de comunicação e dos secretários estaduais de turismo, para que a gente pudesse divulgar a Amazônia como um todo, pelo seu potencial, sua culinária, por toda sua importância para o Brasil e o mundo”, conta o ministro.
A secretária de Comunicação do Acre, Andréa Zílio, que é vice-coordenadora do Fórum, ressaltou que é um momento de comemorar a atenção que a Amazônia ganha. “Este é um esforço conjunto dos gestores do turismo e da comunicação, que foi devidamente respaldado pelos governadores dos nove estados. Estamos muito felizes com a sensibilidade do MTur em realmente olhar para essa região, percebendo que a Amazônia pode contribuir muito com o turismo do país.”
Para a secretária de Turismo e Lazer do Acre, Rachel Moreira, a campanha vem somar aos esforços que os governos têm feito para desenvolver o turismo em seus estados. “Campanhas dessa magnitude são extremamente necessárias para a promoção de um destino, entretanto, são inviáveis economicamente para os estados, principalmente no momento econômico atual brasileiro”, explica.