Acre apresenta boas práticas durante congresso de saúde em Natal

Representantes da Sesacre apresentam boas práticas durante congresso em saúde (Foto: Cedida)

O Acre foi um dos estados do país que apresentou experiências de sucesso durante o III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, encerrado nesta quinta-feira, 4, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte. O congresso teve a participação de representantes de todo o Brasil e a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) apresentou dois programas criados com o objetivo de facilitar o controle e o planejamento das ações.

Uma das experiências levadas ao congresso pelo Acre é a criação de um Sistema Informatizado dos Instrumentos de Planejamento e Gestão do Sistema Único de Saúde. O trabalho foi apresentado por João Francalino, diretor de planejamento e desenvolvimento institucional da Sesacre.

Já a outra boa prática apresentada foi o Plano de Desenvolvimento das Unidades de Saúde, chamado de PDUS. A ferramenta tem se tornado um instrumento importante para o diagnóstico das unidades de saúde e o apontamento das soluções para melhorar as condições de trabalho e dos serviços oferecidos à população. Essa experiência foi apresentada pela coordenadora de instrumentos da Sesacre, Ana Lídia Marinho.

Quem também participou do congresso foi o secretário adjunto de planejamento Rui Arruda. “O importante de participarmos de um congresso como esse é que podemos conhecer experiências de todo o país. É muito importante termos a oportunidade de apresentarmos nossas boas práticas e ter a chance de fazer esse intercâmbio de conhecimento. Aqui também podemos estabelecer parcerias. É tanto que uma das nossas experiências despertou o interesse de outros três estados”, destaca.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter