Campanha Estadual de Vacinação é lançada em Xapuri

Expectativa é vacinar cerca de mil crianças no município contra o sarampo, rubéola, caxumba e poliomielite

vacinao_foto_sergio_vale_2.jpg

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lançou na manhã desta sexta-feira, 17, na Escola Infantil Latife Zaine Kalume, em Xapuri, a Campanha Estadual Contra a Pólio (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância de vacinar todas as crianças menores de cinco anos de idade para manter o Brasil livre da poliomielite, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, lançou na manhã  desta sexta-feira, 17, na Escola Infantil Latife Zaine Kalume, em Xapuri, a Campanha Estadual Contra a Pólio. Na ocasião foram imunizadas cerca de 150 crianças. A Mobilização Nacional ocorre neste sábado, 18.

A secretária de Saúde, Suely Melo, enfatiza que o Brasil há 22 anos não registra nenhum caso de poliomielite, porém, é importante que os pais, professores e a sociedade civil continuem mobilizados para atender o chamado das campanhas de imunização para manter a erradicação da doença no país.

“Essa parceria entre os governos federal, estaduais e municipais, juntamente com toda a população, é de extrema importância, pois existem muitos países que ainda não erradicaram a doença e podemos ser vítimas da infestação importada, uma vez que vivemos em um mundo globalizado. Assim, todos nós devemos estar em alerta”, orienta Suely.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Imunização de Redes e Frios, Auxiliadora Holanda, é importante trabalhar junto com as escolas. "Não existe educação sem saúde: uma complementa a outra.”

Ainda de acordo com a secretária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê uma grande campanha mundial nos países onde ainda ocorrem casos de poliomielite.  A Vacina Oral é considerada pela OMS a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da poliomielite, sendo recomendada para as nações com índices de coberturas vacinais baixos e heterogênicos. O Brasil vem mantendo suas coberturas e tem alcançado altos índices nacionais.

A vacina será administrada indiscriminadamente em todas as crianças que estejam na idade de 0 a 5 anos, independentemente de ter tomado qualquer outra vacina anteriormente. As crianças portadoras de deficiência imunológica congênita ou adquirida, crianças em contato domiciliar com pessoa imunodeficiente e crianças submetidas a transplante de medula óssea receberão a dose da vacina injetável nos Centros de Referências de Imunobiológicos Especiais (Cries).

O governo do Acre visa vacinar 81.351 crianças menores de cinco anos, o que corresponde 100% da população alvo. Em 2010, na primeira etapa, o Acre alcançou 96,56% de cobertura vacinal, ultrapassando o recomendado pelo Ministério da Saúde, que era vacinar 95% da população recomendada. A meta este ano é  imunizar 100% das crianças nessa faixa etária, em todos os municípios acreanos.

vacinao_foto_sergio_vale_4.jpg

A meta do governo do Acre é vacinar 81.351 crianças menores de cinco anos, o que corresponde 100% da população alvo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Durante a campanha estadual estarão mobilizados 1.200 profissionais (Estado e municípios). Além disso, haverá 290 postos fixos e móveis, 169 transportes, entre carros, motos, barcos e outros. O Estado já recebeu 120.200 doses da vacina contra a pólio, das quais 104.060 já foram distribuídas entre os 22 municípios. O slogan da 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite em 2011 é “Siga o Zé Gotinha e Proteja a Saúde das Crianças”. Em conjunto com a vacinação da pólio, será realizada a campanha contra o sarampo para imunizar crianças de 1 a 7 anos. Também haverá a multivacinação, uma oportunidade dos pais atualizarem a situação de vacinação dos filhos.

“Antecipamos a campanha de segmento contra o sarampo com o objetivo de atender as crianças que moram nas localidades de difícil acesso e na zona rural. Essas crianças serão vacinadas com a vacina Tríplice Viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola”, informa Auxiliadora.

De acordo com Suely Melo, o sarampo ainda não foi erradicado no Brasil. No ano passado foram registrados dez casos da doença em todo o país. “Para se ter uma ideia, o sarampo mata cerca de 160 pessoas por ano em todo o mundo”, alerta.

Para a secretária municipal de Xapuri, Alexandra Caminha, “lançar a campanha contra a pólio em nosso município é uma satisfação imensa, principalmente numa escola infantil, onde os alunos estão dentro da idade recomendada para esse tipo de imunização. Nós temos uma meta de vacinar cerca de mil crianças”.

“Essa Campanha Nacional irá chegar a cada cantinho deste país para que todas as crianças sejam imunizadas contra essas doenças graves, que deixam várias sequelas nas crianças atingidas, trazendo grandes consequências na fase adulta. Todos os anos nossas crianças devem ser vacinadas para mantermos o Brasil livre do sarampo, da rubéola, da caxumba e da poliomielite”, finaliza Suely.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter