dia mundial

Campanha enfatiza importância do cuidado com a saúde mental

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1992, o Dia Mundial de Saúde Mental, celebrado neste sábado, 10, foi instituído como forma de chamar a atenção pública e global para a importância de se manter saudável mentalmente. Neste ano, a OMS lançou a campanha “Ação pela saúde mental: vamos investir”.

“Agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela pandemia da Covid-19, que está causando um impacto adicional na saúde mental das pessoas”, observou a chefe do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), Marcia Aurélia dos Santos.

Outro objetivo da data é combater estigmas e preconceitos contra pessoas que estão em sofrimento mental. A pandemia do novo coronavírus configurou um cenário propício para a depressão.

No Acre, o Estado disponibiliza os seguintes pontos de atendimentos e serviços para o cuidado mental:

– Centro de Valorização à Vida: 188. O canal funciona 24 horas por dia. Também é possível o contato via chat no site: cvv.org.br

– Núcleo de Prevenção ao Suicídio, que funciona no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). O serviço também funciona 24 horas por dia.

– Arte de Ser, que funciona no Parque Capitão Ciríaco, que atualmente está fechado devido à pandemia. Porém, o contato pode ser realizado pelo número: (68) 9 9229-5889

Profissionais da Saúde

A Policlínica Tucumã é a unidade-referência para o atendimento dos servidores da Saúde que, nesta pandemia, desempenham um papel de verdadeiros guerreiros e, por isso, precisam ser acolhidos. Assim a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), disponibiliza o Programa de Acolhimento Psicológico Remoto aos Servidores da Linha de Frente à Covid-19 (Acovida).

Os atendimentos do Programa serão agendados pelo link: https://bityli.com/acovida-ac, além do QRcode para direcionar ao link de atendimentos virtuais, e do email: acovida.acre@gmail.com.

Ainda, os profissionais que buscarem a Policlínica Tucumã para realizar a testagem para coronavírus, se sentirem a necessidade, também podem procurar a psicóloga da unidade.