Campanha de vacinação para crianças e adolescentes começa dia 19

Começa nesta segunda-feira, 19, em todo o país, e segue até o dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação para atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes. Este ano, além das crianças menores de cinco anos, também serão alvo da estratégia as crianças de nove anos e adolescentes de 10 a menores de 15 anos.

De acordo com Núbia Moreira, enfermeira técnica da Coordenação Estadual de Imunização e Rede de Frio, no Acre devem funcionar cerca de 220 postos de vacinação para receber a população alvo.

“Já recebemos às doses vacinais e os 22 municípios já foram abastecidos. Nossa expectativa é alcançar o maior número possível da população alvo”, destacou Núbia.

Ela explicou que os adolescentes têm maior resistência a se vacinar e muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nessa faixa etária.

“Fazemos um apelo aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes, que estão na faixa de idade prioritária, a levarem seus filhos aos centros e postos de saúde para serem vacinados. É importante destacar que nos últimos anos houve alteração no calendário nacional de vacinação, sendo necessária a dose de reforço de algumas vacinas, além disso, outras foram incluídas no calendário, como é o caso da vacina HPV para as meninas”, explicou Núbia.

A campanha visa diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, reduzir os índices de abandono à vacinação, sobretudo entre os adolescentes, bem como melhorar as coberturas vacinais de forma homogênea.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação. Caso a criança apresente quadro de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.

Veja as 14 vacinas da campanha:
– Hepatite A
– VIP
– Meningocócica C
– Rotavírus
– HPV
– Pneumo 10
– Febre amarela
– Varicela
– Pentavalente
– Tetraviral
– Dupla adulto
– DTP
– Tríplice viral
– VOP (poliomielite)