Campanha de prevenção ao câncer de mama é lançada pelo Estado

A Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) lançou nesta quinta-feira, 8, a campanha “Um toque pode mudar sua vida – A prevenção é o melhor caminho”, como parte do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama e câncer de colo do útero.

A campanha tem como objetivo estimular mulheres a realizar o autoexame da mama e o Papanicolau, teste que detecta alterações nas células do colo do útero, além da mamografia, exame de rastreio por imagem, que analisa o tecido mamário.

Campanha de combate ao câncer de mama foi lançada nesta quinta Foto: Pedro Devani/Secom.

As atividades que iniciariam neste 8 de outubro irão se estender até o dia 22, com ações nos abrigos estaduais de imigrantes, nos municípios e nos presídios femininos.

“O Outubro Rosa é um mês reconhecido internacionalmente, de conscientização e prevenção ao câncer de mama. É um momento para nos cuidarmos, um simples toque pode salvar vidas. Não só esse mês, mas todos os dias devemos cuidar do nosso corpo, da nossa mente”, destacou a secretária da SEASDHM, Ana Paula Lima.

Secretária Ana Paula Lima falou da importância da prevenção Foto: Pedro Devani/Secom.

A ação que foi realizada pela Diretoria de Políticas para as Mulheres, contou com a participação das secretárias estaduais de Comunicação, Silvânia Pinheiro, e de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, o secretário estadual de Saúde, Alysson Bestene, a representante Global dos Povos Indígenas, Francisca Arara, a gerente de Assistência do Centro de Controle Oncológico do do Acre (Cecon), Carina Hechenberger e a enfermeira do Hospital de Amor do Acre, Garrilda Gabriela Oliveira.

Ação envolve demais secretarias de Estado Foto: Pedro Devani/Secom.

“Fico muito feliz em um momento como esse, em nome do governo do Estado estão representadas aqui quatro secretarias, para atuarem no bem comum. Sei da importância que é o combate e a prevenção ao câncer de mama”, salientou o secretário de saúde, Alyson Bestene.

Exames

Durante todo o mês de outubro o Cecon realiza em suas dependências, mamografias agendas, palestras sobre autoexame da mama e prevenção do câncer de mama. Os atendimentos para a realização de mamografia podem ser feitos com agendamento nas unidades básicas de Saúde após atendimento pelo profissional de saúde.

No Hospital de Amor o atendimento é realizado de segunda a sexta. A interessada deve ter idade mínima de 25 anos para realizar o Papanicolau e 40 anos para a mamografia. Para o agendamento é necessário apresentar CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de endereço.

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter