serviço

Em razão da pandemia, proprietários de veículos novos podem rodar sem placa em todo o país

A pandemia da Covid-19 tem trazido dificuldades para o atendimento e primeiro licenciamento, por conta das restrições de atendimento ao público nos departamentos de Trânsito de todo o país.

Emplacamento não é obrigatório durante a pandemia Foto: Cedida

A determinação é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que interrompeu por tempo indeterminado para fins de fiscalização os prazos relativos a registro e licenciamento de veículos novos, desde que ainda não expirados.

A paralisação ou restrição no atendimento presencial dos Detrans (Departamentos Estaduais de Trânsito), medidas adotadas para controle da pandemia de Covid-19, tem impedido ou dificultado o primeiro licenciamento, dentre outros serviços. Para compensar, os proprietários de veículos zero-quilômetro foram autorizados a rodar sem placa de identificação em todo o Brasil. A condição é que o prazo para a obtenção do CRV (Certificado de Registro de Veículo) não tenha expirado antes de 19 de fevereiro.

“Essa é mais uma medida para facilitar a vida do condutor por conta da pandemia. A orientação é que o condutor de veículo ainda não emplacado leve sempre a nota da compra enquanto durar a suspensão dos prazos definida pela deliberação do Contran. O documento deve ser apresentado em caso de abordagem por policial ou fiscal de trânsito”, afirma José Tanaca, diretor de Operação e Trânsito do Detran/AC.

Vale lembrar que dirigir carro sem placa é infração gravíssima. Em condições normais, o motorista flagrado rodando com veículo sem placa nem autorização especial é enquadrado por infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, perda de sete pontos na CNH e remoção do veículo.

Serviço pode ser feito por meio de um despachante

Caso o motorista prefira realizar o emplacamento do seu carro, mesmo tendo a permissão e rodar sem as placas, é possível.

Para fazer o serviço, nesse caso, é preciso contratar um serviço de despachante, já que as novas placas do Mercosul não precisam de lacre.

Uma outra opção é na hora de comprar o veículo, pois algumas concessionárias oferecem o serviço de emplacamento já incluso no pacote de venda do carro.