Na manhã desta quarta-feira, 19, a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, abriu a Campanha de Multivacinação para atualização da carteira vacinal de adolescentes de 15 a 20 anos do ensino médio das escolas municipais e estaduais. O evento aconteceu na Escola Heloísa Mourão Marques, reuniu dezenas de alunos e incluiu uma apresentação da fanfarra da escola.
O foco da campanha é a vacina contra hepatite B, que precisa de três doses (a segunda 30 dias após a primeira e a terceira, 60 dias após a primeira), mas também estão disponíveis as vacinas contra tétano e febre amarela para quem ainda não se imunizou contra essas doenças.
“O governo está lançando a campanha porque viu a necessidade de fazer busca ativa para esse público, ainda mais em se tratando de hepatite B, que é uma doença muito grave e pode matar. É uma excelente estratégia, porque a juventude é o período mais bonito de nossas vidas e, por isso mesmo, os jovens devem se cuidar para não ter problemas no futuro”, disse Suely Melo.
Segundo a secretária, o objetivo é percorrer, depois, todos os 22 municípios do Acre e atualizar a carteira de cerca de 73 mil alunos dessa faixa etária.
A estudante Jnenylli Kelly Câmara, de 17 anos, vacinou-se pela última vez aos 14 e achou a ação importante porque pôde agora se vacinar contra a hepatite B e saber mais sobre a doença. “Achei legal que vieram até aqui, espero que haja mais ações como esta”, disse.
É a mesma opinião do estudante Kevin Wanderson Fernandes, de 16 anos, que tomou as vacinas contra tétano e febre amarela. “Isso chama a atenção dos alunos para a prevenção dessas doenças. Sei que a hepatite B é supergrave e tenho um parente com a doença, por isso, assim que puder, vou tomá-la também, já que hoje não pude porque tomei a da febre amarela”, explica.
As equipes do Programa de Imunização estadual e municipal permanecem na escola até o dia 21. Além dela, a Escola Ejorb também recebe visita nas mesmas datas. Participam ainda da Campanha as escolas Glória Peres (dias 9 e 10/10), Clícia Gadelha (dias 9 e 10/10), Lourival Pinho (dias 16 e 17/10) e Sebastião Pedrosa (dias 16 e 17/10).
A campanha é um projeto-piloto e uma realização do Estado e município e uma iniciativa do Programa Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em parceria com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Programa de Imunização e Área Técnica das Hepatites Virais estaduais e municipais.